Electrolux desembolsou MILHÕES para comprar marca concorrente que foi à falência

Eletrodomésticos
Eletrodomésticos (Foto: Divulgação/Freepik)

Em 2017, a Electrolux comprou a marca concorrente de eletrodomésticos, a Continental, na América Latina. A empresa sueca comprou a marca da massa falida da Mabe, empresa mexicana que deixou os negócios no Brasil em 2016.

A operação brasileira foi à falência e os bens e marcas foram vendidos em leilão. Foram desembolsados R$ 70 milhões para a aquisição da Continental pela Electrolux.

Continental foi comprada pela Electrolux por R$ 70 milhões

Ricardo Cons, presidente executivo da Electrolux na América Latina, falou em comunicado, na época, que a marca comprada seria um ativo valioso para a empresa sueca, apoiando o crescimento contínuo e lucrativo na região deles.

Em 2009, a Mabe realizou a compra da Continental. Na época, a mexicana chegou à vice-liderança do setor de eletrodomésticos, superando sua rival naquele momento: a Electrolux.

Portanto, com a crise no Brasil nos últimos anos, o mercado de linhas brancas esfriou e a Mabe saiu do país. A falência da Mabe nas terras tupiniquins foi decretada em fevereiro de 2016, com os funcionários sem receber salários, férias e o dinheiro da rescisão contratual. Com isso, a empresa fechou.

A situação foi tão crítica que mais de 300 trabalhadores das unidades de Campinas (SP) e Hortolândia (SP) ficaram sem os direitos trabalhistas, sendo que alguns tinham estabilidade no emprego após acidentes. Os ex-funcionários ocuparam as duas fábricas e só saíram por determinação da Justiça.

Em maio de 2017, eles passaram a receber parte dos salários atrasados após a Justiça autorizar o depósito de R$ 8 milhões na conta do sindicato da categoria. Cada trabalhador pegou cinco salários mínimos. Para o restante dos direitos, a empresa ficou dependente do leilão de todo o grupo falido.

Outra empresa que também faliu no Brasil e precisou fechar suas portas foi a rede alimentícia Wendy’s, que faz sucesso lá fora mas não conquistou os brasileiros.

A concorrente do McDonald’s e do Burger King chegou em 2016 e foi embora em 2020, na época da pandemia. O sertanejo Sorocaba era um dos sócios do fast-food no Brasil.