Enem: prazo para pagamento da taxa de inscrição e novidades da prova

Enem 2023
Enem 2023 (Foto: Reprodução)

Para quem realizou a inscrição para o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) e não concluiu a taxa de pagamento, tem até quarta-feira (21) para garantir uma chance na maior avaliação educacional do Brasil. A matrícula se encerrou no último dia 16, mas os candidatos garantiram a sua participação após pagar os custos pedidos na taxa. 

O Enem é a principal porta de entrada para ingressar em um ensino superior criado pelo Ministério da Educação. Além disso, o exame tem o intuito de testar os alunos que estão concluindo o ensino médio das escolas de todo o Brasil. Ele concede vagas para várias universidades públicas e também privadas. 

Confira a data das provas e o valor da taxa 

O pagamento para a realização da prova está no no valor de R$ 85,00, e pode ser feito por boleto bancário, cartão de crédito e débito. Caso queira pagar pelo pix, é preciso escanear o QR Code. A taxa é gerada já na página do participante.

  1. Acessar o site oficial do Enem e ir até a página do participante.
  2. Fazer login em sua conta Gov.br, com CPF e senha.
  3. Clicar na aba “Pagamento/Isenção”
  4. Caso não tenha concluído o pagamento da taxa , clique em “Pague seu boleto”.

Realizada quase sempre no final de cada ano, as provas serão aplicadas entre os dias 05 a 12 de novembro em todo o território nacional e também no Distrito Federal.

Os portões das escolas onde serão aplicadas as provas, serão abertos às 12h00 e fechados às 13h00. O candidato poderá sair do ambiente de prova duas horas após o início do exame. 

No primeiro dia de exame, serão aplicadas aos candidatos as provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Redação e Ciências Humanas e suas Tecnologias. Ao todo, 5 horas e 30 minutos para a realização. 

Já no segundo dia, o teste contará com o tema Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias. O teste terá 30 minutos a menos do que o primeiro dia de prova.