Entidades tomam atitude drástica no Rio de Janeiro após racismo contra Vini Jr.

Vini Jr
O jogador de futebol Vini Jr passou por mais um triste episódio de racismo na Espanha; entidades brasileiras tomaram atitude após o ocorrido (Imagem: Reprodução/Instagram)

O jogador Vini Jr é um dos assuntos mais comentados no Brasil e no mundo neste começo de semana. O atleta, que atualmente joga pelo Real Madrid, da Espanha, foi vítima de ofensas racistas durante uma partida realizada no último domingo, dia 21 de maio.

Tudo aconteceu enquanto o time disputava uma partida do Campeonato Espanhol contra o Valencia. Em certo ponto do jogo, foi possível ouvir parte do estádio gritando a palavra “macaco”, o que fez com que a partida fosse paralisada durante alguns minutos.

Entidades tomam atitude após racismo contra Vini Jr

Depois de toda a confusão, Vini Jr acabou sendo expulso da partida por se desentender com os jogadores do time adversário. Em todo o mundo, inúmeras entidades e celebridades se posicionaram a favor do atleta, que ganhou apoio, inclusive, de Neymar e do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

No Rio de Janeiro, o Cristo Redentor, um dos maiores locais turísticos da cidade, ficou apagado durante uma hora em solidariedade a Vinicius. Trata-se de uma ação oriunda de uma parceria entre o Núcleo de Esporte e Fé do Santuário Arquidiocesano Cristo Redentor, a CBF e o Observatório da Discriminação Racial no Futebol.

Em suas redes sociais, Vini Jr compartilhou uma foto do Cristo e fez um desabafo, demonstrando toda a sua emoção com a ação em um momento tão difícil – o jogador, vale lembrar, já sofreu outros episódios de racismo na Espanha.

“Preto e imponente. O Cristo Redentor ficou assim há pouco. Uma ação de solidariedade que me emociona. Mas quero, sobretudo, inspirar e trazer mais luz à nossa luta”, disse ele, agradecendo a corrente de apoio e carinho.

Na sequência, Vinicius falou sobre ter recebido suporte dentro e fora do Brasil e disse que todos poderão contar com o seu apoio, já que “os bons são maioria”.

“Tenho um propósito na vida e, se eu tiver que sofrer mais e mais para que futuras gerações não passem por situações parecidas, estou pronto e preparado”, finalizou o famoso jogador.

Veja a publicação de Vini Jr no Twitter: