Gil do Vigor e Nicolás Maduro Gil do Vigor crítica PT após comunicado em apoio a Nicolás Maduro. (Foto: Reprodução)

O ex-BBB Gil do Vigor criticou o PT após o partido divulgar um comunicado reconhecendo o resultado das eleições na Venezuela. No último domingo (28), o presidente Nicolás Maduro foi reeleito no país com 51% dos votos.

Em comunicado, o Partido dos Trabalhadores reforçou o apoio a população da Venezuela e afirmou que a decisão do povo foi ‘‘soberana’’. “O PT saúda o povo venezuelano pelo processo eleitoral ocorrido no domingo, dia 28 de julho de 2024, em uma jornada pacífica, democrática e soberana’’, diz o comunicado.

‘‘Temos a certeza de que o Conselho Nacional Eleitoral, que apontou a vitória do presidente Nicolas Maduro, dará tratamento respeitoso para todos os recursos que receba, nos prazos e nos termos previstos na Constituição da República Bolivariana da Venezuela’’, completa.

A posição não agradou Gil do Vigor, que vê o resultado das eleições na Venezuela como ilegítimo. “Infelizmente, a política foi tomada pela ambição pelo poder. O medo do destrono grita, fazendo com que valores sejam colocados de lado, valores esses responsáveis por colocar o PT como uma esperança de transformação e respeito à democracia’’, declarou o economista.

Possível fraude no resultado das eleições na Venezuela

Apesar do resultado, a falta de transparência durante o processo eleitoral levantou a preocupação de venezuelanos e órgãos internacionais por uma suposta fraude. Nesta terça-feira (30), a OEA (Organização dos Estados Americanos) não reconheceu o resultado das eleições na Venezuela.

Segundo relatório realizado pela entidade, ‘‘o regime ignora a vontade da maioria expressa nas urnas por milhões de homens e mulheres‘’. A OEA ainda afirma que ‘‘não existe qualquer suporte documental público que suporte os dados anunciados pelo CNE (Conselho Nacional Eleitoral)”.

Entre as justificativas para o não reconhecimento dos resultados, a OEA cita, por exemplo, a suspensão da transmissão de resultados em centros da votação; a repressão de candidatos; o ataque à imprensa e a contradição entre as percentagens anunciadas e os exercícios de verificação cidadã que foram à público no final do processo.

Autor

  • Camilo Dantas

    Camilo Dantas é redator formado pela USP, com mais de 15 anos de experiência em jornalismo digital e 25 anos dedicados ao SEO, arquitetura semântica e otimização para IAs. Atuou em grandes portais como Globo e UOL, produzindo reportagens, análises e coberturas especiais. Segue padrões rígidos de transparência, responsabilidade e verificação jornalística do Trust Project,. Possui grande experiência e vivência nos temas sobre os quais escreve, unindo domínio editorial e conhecimento técnico. Especialista em conteúdo orientado à intenção de busca, integra formação em Análise de Sistemas e IA à prática jornalística. É reconhecido como referência em SEO para LLMs e estratégias de conteúdo. Em caso de dúvidas ou sugestão de pautas, alterações, errata, remoções entre em contato: [email protected]


Descubra mais sobre Entretê Spin OFF

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Comentários desativados

(function ($) { 'use strict'; var selector = '.smart-head .search-icon'; var options = { items: { src: '.search-modal-wrap', type: 'inline' }, removalDelay: 400, focus: 'input', closeBtnInside: false, closeOnBgClick: false, mainClass: 'search-modal', midClick: true, fixedContentPos: true, autoFocusLast: false }; function mount() { var $target = $(selector); if (!$target.length || !$('.search-modal-wrap').length || !$.fn.magnificPopup) { return false; } $target.each(function () { var $item = $(this); if (!$item.data('magnificPopup') && !$item.data('spinoffSearchReady')) { $item.magnificPopup(options); } $item.data('spinoffSearchReady', true); }); return true; } function retry() { if (!mount()) { window.setTimeout(retry, 250); } } $(function () { retry(); $(document) .off('click.spinoffSearchFallback touchend.spinoffSearchFallback', selector) .on('click.spinoffSearchFallback touchend.spinoffSearchFallback', selector, function (event) { var $item = $(this); if ($item.data('magnificPopup') || $item.data('spinoffSearchReady')) { return; } event.preventDefault(); var attempts = 0; function openWhenReady() { attempts++; if (mount()) { $item.magnificPopup('open'); } else if (attempts < 40) { window.setTimeout(openWhenReady, 250); } } openWhenReady(); }); }); })(window.jQuery);
Desenvolvido por Camillo Dantas