Globo dispensa Osmar Prado mesmo após sucesso em Pantanal

Osmar Prado deu vida ao Velho do Rio em Pantanal (Foto: Reprodução/Globo)
Osmar Prado deu vida ao Velho do Rio em Pantanal (Foto: Reprodução/Globo)

Pantanal chegou ao fim recentemente na Globo, sendo um sucesso assim como aconteceu na primeira versão em 1990. Além de Zé Leôncio (Marcos Palmeira), Filó (Dira Paes), Jove (Jesuíta Barbosa) e Juma (Alanis Guillen), outra grande personagem está na memória e nos corações do público, o Velho do Rio, interpretado por Osmar Prado neste remake. Mesmo em alta, a Globo acabou dispensando o ator nesta quinta (13).

As informações são da colunista Patrícia Kogut, do jornal O Globo. O veterano estava na emissora desde 1973, fazendo parte do elenco da novela “Bicho do Mato“. A partir de agora, o ator de 75 anos entra na nova política contratual da Globo, onde os contratos são fechados por obra.

Atualmente, Prado pode ser visto na edição especial de “Chocolate com Pimenta“. No folhetim assinado por Walcyr Carrasco em 2003, ele dá vida ao confeiteiro Margarido, tio da mocinha Ana Francisca (Mariana Ximenes).

Osmar Prado em “Chocolate com Pimenta” (Foto: Globo Internacional)

Além das novelas já citadas, Osmar estrelou e participou de outras produções marcantes. Na pele do advogado Lobato, em “O Clone“, ele era responsável por trazer reflexões sobre o vício em drogas, estabelecendo um paralelo com o drama vivido pela personagem Mel, interpretada pela atriz Débora Falabella.

Osmar se destacou também em “Amores Roubados” (2014), “Sinhá Moça” (2006) como Coronel José Ferreira, Barão de Araruna; “Renascer” (1993) como Sebastião de Pádua; “Roda de Fogo” (1986) como Tabaco; e na primeira versão de “A Grande Família” (1973) como Júnior, o terceiro filho do casal Lineu e Nenê, que acabou não sendo retratado na reedição do programa entre 2001 e 2014.

Homenagem

Em recente participação no “Domingão com Huck“, Osmar Prado recebeu o carinho e aplausos dos colegas de elenco da novela “Pantanal” e da plateia. Emocionado, o ator não conseguiu conter as lágrimas e agradeceu pela recepção tão calorosa. Marcos Palmeira, o Zé Leôncio, filho da personagem de Prado, deu um abraço no colega de cena.

Na ocasião, o veterano aproveitou para explicar o motivo de não ter participado de nenhum outro programa enquanto dava vida ao Velho do Rio na trama escrita por Benedito Ruy Barbosa, adaptada por Bruno Luperi. Segundo ele, a personagem tinha uma identidade única e forte, o que fez que ele não quisesse misturar a presença do ator com a do Velho.

“O protagonista é o Velho, eu sou um intérprete. Não quero falar do Velho fora da novela, o Velho fala por ele mesmo. Agora sim eu posso falar…“, disse ele.

Ainda no dominical, Osmar Prado relembrou a carreira e os papéis marcantes por meio de um vídeo narrado por uma de suas filhas.