Sophie Charlotte surpreendeu diretor da Globo para entrar em série

Sophie Charlotte interpreta Aracy de Carvalho em Passaporte Para Liberdade (Foto: Jayme Monjardim)
Sophie Charlotte interpreta Aracy de Carvalho em Passaporte Para Liberdade (Foto: Jayme Monjardim)

Protagonista da série Passaporte Para Liberdade, Sophie Charlotte ganhou o papel de maneira curiosa. A atriz foi atrás do diretor da Globo Jayme Monjardim e lhe pediu para interpretar Aracy de Carvalho na produção.

Em entrevista à Globo, Monjardim contou como foi a escolha de Sophia para viver a protagonista. O diretor revelou que a atriz lhe procurou ainda durante as gravações da novela Tempo de Amar (2017) e pediu que ele lhe desse o papel.

Sophie Charlotte pediu papel

“A Sophie surgiu em um dia que eu estava gravando a novela ‘Tempo de Amar’. Ela veio na minha direção muito emocionada, me abraçou e me disse ‘eu sou a Aracy, eu nasci em Hamburgo'”, relatou Monjardim.

“Quando ela olhou nos meus olhos eu sabia que seria ela. Muito louco, né? [risos] A gente estava fazendo testes, e a Sophie apareceu, como um anjo, para viver a nossa protagonista”, contou ele.

O diretor define a série como uma história de amor ao próximo. “‘Passaporte para Liberdade’ é um presente para a humanidade. A série conta a história de uma mulher que salvava vidas. É uma linda história de amor ao próximo, à vida e às pessoas. Aracy foi uma mulher brasileira que morava em Hamburgo, na Alemanha, e que, mesmo distante de seu país, conseguiu salvar várias famílias durante a Segunda Guerra”, opinou.

Problemas nas gravações

Por causa da pandemia de covid-19, Passaporte Para Liberdade teve um período de pausa nas gravações. Assim como outras produções, a trama precisou passar por adaptações e a equipe enfrentou desafios, já que apenas metade do material estava gravado até a chegada do coronavírus.

“Acho que a gente teve um caso único de produção. Começamos em 2020 gravando na Argentina, em Buenos Aires. Chegamos ao Brasil e, pouco depois, veio a pandemia do COVID-19 em 2021, quando só tínhamos filmado metade da minissérie. Foi uma loucura dar continuidade ao trabalho depois de mais de um ano. Foi um desafio muito grande e difícil, mas contamos com uma equipe incrível”, revelou Monjardim.

Passaporte Para Liberdade estreia no dia 20 de dezembro. Criada por Mario Teixeira, que escreveu a história junto com Rachel Anthony, a produção tem direção artística de Jayme Monjardim.

A minissérie é o primeiro projeto da parceria da Globo com a Sony Pictures Television, gravada originalmente em inglês. Protagonizada por Sophie Charlotte, que dá vida à protagonista Aracy de Carvalho, a produção foi feita para o mercado internacional e vai ao ar na emissora carioca em sua versão dublada.