A Globo anunciou nesta segunda-feira (25) que encerrou a briga judicial com a Conmebol (Confederação Sul-Americana de Futebol), a dona da Libertadores. Com isso, a emissora deve entrar na briga com o SBT pela competição.
Em comunicado, a Globo e a Conmebol anunciaram um acordo entre as partes. Com isso, foi encerrado o processo que corria na Justiça da Suíça. A ação judicial contra a emissora foi motivada por quebra de contrato.
Processo encerrado
“Conmebol e Globo chegaram a um acordo e decidiram encerrar a arbitragem em curso na Suíça por conta da rescisão do contrato de direitos da Copa Libertadores de 2019 a 2022. O entendimento reforça o respeito que sempre pautou a parceria de longa data entre as instituições”, disseram em nota a rede da família Marinho e a entidade.
A briga na Justiça entre a Globo e Conmebol teve início no ano passado. Na época, o canal carioca decidiu rescindir o contrato de transmissão da Libertadores. No processo, a entidade máxima do futebol sul-americano cobrava uma multa de US$ 120 milhões. Na cotação atual, o valor chega a R$ 671 milhões.
Globo em disputa com o SBT
Com a paz selada entre as partes, a emissora agora fica livre para entrar na disputa pelos direitos de transmissão da Libertadores e Sul-Americana. Os dois torneios são organizados pela Conmebol. As reuniões com interessados nas competições deve começar em breve.
A notícia é ruim para o SBT. No ano passado, a rede de Silvio Santos garantiu a transmissão da Libertadores até 2022, mas não teve concorrentes para disputar pelo torneio. O mesmo não deve acontecer na renovação de contrato.
A Globo já promete entrar na briga para poder voltar a transmitir a principal competição do continente a partir de 2023. O torneio sempre foi responsável por grandes audiências e faturamento para o canal.
A emissora carioca também promete complicar a vida do grupo Disney na TV paga. Até então sozinho na compra pelos direitos de transmissão da Libertadores na TV por assinatura, o conglomerado norte-americano deverá voltar a ter concorrência pelo negócio.
Na TV aberta, a Globo teve que se virar como pôde para preencher a lacuna deixada pela perda dos direitos da Libertadores. Neste ano, a emissora escalou o The Masked Singer para fazer frente à transmissão do torneio no SBT. A estratégia deu certo e o canal de Silvio Santos pouco ameaçou no ibope.
Publicitário, roteirista formado pela Casa Aguinaldo Silva de Artes. Escreve sobre TV e famosos desde 2013 | Contato: [email protected]