Globo errou com Fernanda Gentil e deveria voltar atrás

Fernanda Gentil no Se Joga; apresentadora acumula fracassos desde que migrou para o entretenimento (Foto: Reprodução/TV Globo)
Fernanda Gentil no Se Joga; apresentadora acumula fracassos desde que migrou para o entretenimento (Foto: Reprodução/TV Globo)

A Globo cometeu um erro de avaliação ao migrar Fernanda Gentil do esporte para o entretenimento. Passados três anos e dois programas desde a mudança, a apresentadora não emplacou nenhum projeto na nova área de atuação.

Gentil deixou o departamento de esportes em dezembro de 2018, quando se despediu do Esporte Espetacular. A jornalista, que começou na emissora como repórter, logo se destacou com sua espontaneidade e foi promovida a apresentadora.

Ela comandou o Globo Esporte até chegar ao Esporte Espetacular, em setembro de 2016. No esportivo dominical, permaneceu mais de dois anos, até se mudar para o entretenimento do canal.

Fernanda Gentil não empolgou

Diante da decisão da Globo, Gentil foi para a disputada área do entretenimento, que na época já contava com alguns nomes escanteados. Um dos exemplos é Patrícia Poeta, que foi colocada no É De Casa após ficar sem função depois de deixar a bancada do Jornal Nacional.

Ao deixar a área esportiva, Gentil passou a se dedicar a seu novo projeto, que viria a estrear em setembro de 2019. Depois de meses de estudos e planejamento nasceu o Se Joga. Criado para ser o substituto do Vídeo Show, o programa fracassou.

Meses depois, no início de 2020, o vespertino não resistiu à parada causada pela pandemia de covid-19. A atração saiu do ar assim como aconteceu com outros programas de entretenimento, mas não retornou mais ao formato diário.

A Globo decidiu, então, dar uma nova chance para Fernanda Gentil e o Se Joga. O vespertino retornou à programação nas tardes de sábado. Quando navegada em águas calmas sem concorrência, eis que surgiu um novo projeto.

A apresentadora virou aposta para a grade dominical com o Zig Zag Arena. Ali, ela também trocava de chefia, deixando Mariano Boni (responsável pelo Se Joga) e passando a ser capitaneada por Boninho, que comanda o núcleo de variedades.

Globo deveria reconhecer erro

Após três anos, dois programas e dois chefes, Gentil não conseguiu empolgar. O problema vai além de formatos ruins como o Se Joga e o Zig Zag Arena. A apresentadora, que um dia se destacou no esporte por ser espontânea, não conseguiu o mesmo no entretenimento.

Gentil não teve desenvoltura à frente das duas atrações que comandou e ficou forçada. Rejeitada, fracassou no Zig Zag Arena, que sai do ar mais de um mês antes do previsto.

E não adianta forçar. A Globo deveria reconhecer que errou com Fernanda Gentil e mandá-la de volta para o departamento esportivo, onde se deu muito bem durante o tempo em que esteve por lá. Seria bom para ambas as partes.