Globo resolve dois problemas com mudança de novela das nove

Regina Casé será vilã de Olho por Olho; novela das nove será produzida para o Globoplay (Foto: Globo/João Cotta)
Regina Casé será vilã de Olho por Olho; novela das nove será produzida para o Globoplay (Foto: Globo/João Cotta)

A Globo conseguiu resolver dois entraves com a mudança da próxima novela das nove de João Emanuel Carneiro para o Globoplay. A emissora preferiu apostar em uma trama mais popular de Gloria Perez na faixa das 21h e sairá na frente das concorrentes no streaming.

Em decisão comunicada nesta quarta-feira (09), a Globo informou que a novela de João Emanuel Carneiro para o horário das nove foi remanejada para o Globoplay. Com isso, Gloria Perez foi escalada para substituir Pantanal a partir de setembro.

A decisão resolveu dois problemas da emissora. O primeiro se refere a crise de audiência na faixa das 21h. Com os baixos índices de Um Lugar ao Sol, a Globo não quer arriscar na substituta de Pantanal.

Intitulado de Olho por Olho, o novo folhetim de Carneiro, que substituiria o remake, terá uma vilã interpretada por Regina Casé, que será uma mãe má. Ela maltratará a filha deficiente visual, vivida por Sophie Charlotte.

Haverá ainda uma trama de vingança do personagem de Nicolas Prattes, um garçom que assume um crime em troca de dinheiro, mas é passado para trás.

Aposta em Gloria Perez

Enquanto isso, Travessia, de Gloria Perez, falará sobre a transição dos novos tempos com a tecnologia. A novela fará uma abordagem mais “popular” do tema, sem apelar para robôs ou algo do tipo. Parte da história deverá se passar no Maranhão e em Portugal.

A aposta da Globo na autora para manter a audiência em alta ou recuperar o ibope também vem de seu trabalho anterior. A Força do Querer (2017), por exemplo, levantou os índices da faixa das nove após uma sequência de fracassos. Também foi a última produção do horário a atingir 50 pontos.

Enquanto isso, João Emanuel Carneiro vem da fracassada A Regra do Jogo (2015) e da mediana Segundo Sol (2018), que derrubou a alta audiência recebida de O Outro Lado do Paraíso (2017). Com Gloria, é uma aposta mais segura.

Adiar ou cancelar Olho por Olho também seria ruim. A trama já foi adiada uma primeira vez para dar lugar à Pantanal. Caso fosse cancelada, a Globo desperdiçaria todo o trabalho de pré-produção que vem sendo realizado desde o ano passado.

Globo sai na frente

A solução mais viável foi colocar a novela do autor de Avenida Brasil no Globoplay. Até porque isso atenderá outra necessidade da Globo. A HBO Max, que contratou ex-profissionais da emissora, vai entrar no mercado de novelas no streaming (por lá chamadas de “teleséries”).

Com a decisão de empurrar Olho por Olho para seu streaming, a Globo sairá na frente das concorrentes. Além disso, testará uma nova forma do público consumir novelas, já que a trama será uma obra aberta (diferente de Verdades Secretas 2) e terá 80 capítulos.