Gracyanne Barbosa desabafa sobre racismo e revela dolorosa história

Gracyanne Barbosa e Giovanna Jacobina (Reprodução)
Gracyanne Barbosa e Giovanna Jacobina (Reprodução)

A modelo Gracyanne Barbosa usou seu perfil do Instagram nesta última terça-feira (6), para fazer um longo desabafo sobre racismo. A artista relatou um doloroso caso envolvendo sua irmã mais novo, Giovanna Jacobina.

Na publicação, a famosa compartilhou diversos cliques onde Giovanna aparece com diversos estilos de penteado. Segundo Gracy, sua irmã foi alvo de racismo por muitos anos, causando alguns traumas em sua vida por conta de sua cor e cabelo crespo.

“Venho aqui abrir meu coração para contar para vocês algo que aconteceu na minha família”, iniciou a esposa do cantor Bello, que logo revelou que sua irmã já chegou a se pintar de branco por não aceitar ser negra.

“A 20 anos atrás minha mãe se desesperava ao presenciar minha irmã pintada de branco, querendo alisar o cabelo. Na época, com 5 anos de idade, ela não conseguia se encaixar no que via, uma sociedade que sua vitrine é predominantemente branca”.

Gracyanne completou que nos últimos anos Giovanna tem aprendido a lidar melhor suas características físicas e, por isso, tem passado por uma transição capilar, para deixar o cabelo ao natural.

“Hoje passando pela transição capilar, aprendendo a se amar do jeito que é, usando tranças quando quer mudar um pouco, reforçando sua afrodescendência e sua cultura. O negro sem ter um reflexo, de quem se inspirar, e influenciar, começa a sentir a dor, da falta de representação. A falta de uma base e atenção em quem se olhar”.

“Com isso, acontece por parte de muitos negros, um estranhamento para se enquadrar naquilo que é imposto como “padrão”. Ao se olhar, se acha “estranho”, “incomodo”. Com isso, diversas “brincadeiras” e “piadas” ditas “sem o intuito de ferir”. FERE! DÓI E MATA!”.

Mesmo sem citar nomes, a fala de Gracyanne surge logo após as redes sociais iniciar uma campanha para que o cantor Rodolffo fosse eliminado do Big Brother Brasil 21. Isso porque o artista fez uma “brincadeira” onde comparou o cabelo do colega com uma peruca de homens das cavernas. O ator foi apontado como racismo por diversos internautas.

Carinho

Entre os comentários, Giovanna fez questão de agradecer o cuidado da irmã por  contar parte de sua história no texto e também pelo apoio nos momentos difíceis.

“Mana muito obrigada por todo amor que sempre me deu, toda força p lutar, todo cuidado. Você é essencial, te amo muito! ❤️ Uma luta necessária! #racismonão”, escreveu a Giovanna.

Outros seguidores também se posicionaram: “Antes de tudo Respeito!!!❤️ Por uma sociedade sem Racismo e preconceito!👏🔥”, “Arrasou demais !!!! Respeita nossa 👑”, “Exatamente o q eu penso e tô passando me aceitar como sou”.