Idosos poderão ganhar R$ 1.320 por mês NESTES casos

Casal de idosos
Casal de idosos (Foto: Reprodução/Freepik)

Boa notícia! Um mutirão vai agilizar as análises de pessoas que poderão receber o Benefício de Prestação Continuada (BPC), que possui hoje uma fila longa para resolução no INSS. Idosos e pessoas com deficiência serão beneficiadas.

Segundo o portal do Governo, já houve um mutirão em Imperatriz, no Maranhão, em Porto Velho e Ariquemes, em Rondônia, e em Santos, São Paulo, nos dias 24 e 25 de junho.

Se você nunca pagou o INSS, poderá receber uma salário mínimo mensal

Nos próximos dias 1 e 2 de julho, o mutirão vai acontecer na cidade de Montes Claros, em Minas Gerais. O agendamento pode ser feito pelo telefone 135, com ajuda de 53 assistente sociais.

Já foram realizados os mutirões para acelerar a análise desses benefícios nas cidades de: Caruaru (PE), Pelotas (RS), Juazeiro do Norte (CE), Fortaleza (CE) e Manaus (AM).

Atualmente, o BPC está oferecendo um salário mínimo (R$ 1,3 mil) para pessoas idosas com 65 anos ou mais e que não recebem auxílio da Previdência Social. Também é preciso ter renda per capita igual ou menos que 1/4 do piso nacional.

Já aqueles que possuem alguma deficiência, é preciso comprovar que não dependem de idade, e sim de laudo médico. O laudo irá atestar a deficiência e o grau de incapacidade.

Vale lembrar que o Benefício de Prestação Continuada (BPC) não se trata de uma aposentadoria. O BPC atende pessoas que não contribuíram com o INSS durante a vida toda.

Para dar entrada no benefício, é necessário ter se inscrito no Cadastro Único. Esse cadastro irá avaliar as condições socioeconômicas da população e direcionar para programas assistenciais do governo. O objetivo do governo é tirar o máximo de pessoas possíveis do Mapa da Fome.

O requerimento pode ser realizado nos canais de atendimento do INSS, pelo telefone 135. O número é gratuito de telefone fixo. Portanto, se preferir, também tem o site e o aplicativo de celular (Meu INSS). Dá pra fazer ainda nas Agências da Previdência Social (APS).