Império: José Alfredo descobre mansão de Jesuína e a desmascara

José Alfredo (Alexandre Nero) descobre mansão de Jesuína (Laura Cardoso) em Império (Foto: Reprodução/TV Globo)
José Alfredo (Alexandre Nero) descobre mansão de Jesuína (Laura Cardoso) em Império (Foto: Reprodução/TV Globo)

Na reta final de Império, José Alfredo (Alexandre Nero) descobre que Jesuína (Laura Cardoso) guarda um mistério. Ele fica sabendo que a mansão de Petrópolis que a família Medeiros vendeu está em nome da idosa.

Nos próximos capítulos da trama das 21h da Globo, o Comendador encontra toda a fortuna roubada da Império na piscina da mansão na região serrada do Rio de Janeiro. Ele também faz outra descoberta: a residência está no nome de Jesuína.

A descoberta de José Alfredo

O homem de preto logo começa a desconfiar de tudo, já que a pobre senhora que mora num casebre na periferia de São João Del Rei jamais teria dinheiro para comprar a mansão.

“Essa pobre senhora que vive na maior miséria, cujo filho morreu e teve a identidade roubada pelo Maurílio [Carmo Dalla Vecchia], que me pareceu uma pobre coitada, mas que agora me aparece como a proprietária dessa mansão, embora não tenha nem onde cair morta… Ou seja, Marta, ela está servindo de laranja pra Fabrício Melgaço, o sujeito que roubou todo o nosso dinheiro… que agora está lá, dentro da porra daquela piscina!”, dispara José Alfredo.

Mistério em Império

Na sequência, o Comendador vai até São João Del Rei para enfrentar Jesuína e tirar tudo a limpo. Inicialmente, ela despacha o ricaço e seu capacho, Josué (Roberto Birindelli). “Eu sabia! Eu disse pra ele que esse homem era xereta demais e não ia se conformar com o que eu disse… Eu tinha certeza que ele ia voltar!”, diz para sim mesmo, apavorada.

Em seguida, José Alfredo manda Josué arrombar a porta da casa e a idosa fica desesperada. “Eu sou apenas uma pobre velhinha que não tem onde cair morta”, fala ela. “Mas comprou uma mansão luxuosa lá na cidade de Petrópolis…”, retruca o todo-poderoso.

Jesuína encurralada

Diante da informação, Jesuína reage como quem não sabe de nada. “Pelo menos ela está no seu nome… Mostra aí pra ela a cópia da escritura, Josué!”, manda o imperador.

A senhora diz que não sabe de mansão nenhuma e que não quer ver o documento. Ela alega que não enxerga nada sem os óculos. Disposto a tirar tudo a limpo, José Alfredo manda ela ir buscar e ordena que Josué a acompanhe. “Pobre velhinha uma ova! Dessa ela não vai escapar”, diz ele para si mesmo.

Jesuína chega com os óculos e lê a cópia da escritura com as mãos trêmulas. “Então, o que a senhora tem a me dizer sobre isso?”, questiona o homem de preto. “Não tenho que lhe dar satisfações dos meus atos!”, rebate ela.

“A mim, talvez não… Mas vai ter que dar satisfações ao pessoal da Receita Federal, sim… Eles vão querer saber como é que a senhora, uma velhinha que, nas suas próprias palavras, não tem onde cair morta, pode ser dona de uma mansão milionária em Petrópolis… E como eu sei que a senhora não tem nenhuma explicação pra isso vai acabar presa!”, dispara José Alfredo em Império.