Inscrições do ProUni: preste atenção nestas condições para participar do programa

Imagem ilustrativa fazendo alusão ao Prouni
Imagem ilustrativa fazendo alusão ao Prouni (Foto: Reprodução/Freepik)

Nesta terça-feira (27), o site oficial do governo fez um anúncio sobre o Prouni. O site afirmou que o prazo de inscrição no Programa Universidade para Todos vai até o dia 30 deste mês.

As inscrições acontecem pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. O resultado da primeira chamada está previsto para o dia 4 de julho. O da segunda chamada sai no dia 24 de julho.

O candidato poderá conseguir bolsas de estudo integrais e parciais pelo Prouni

Para se inscrever, o candidato tem que ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem, da edição de 2021 ou do ano passado. Além disso, ter que ter obtido pontuação igual ou superior a 450 pontos na média das notas. Também não pode ter zerado a nota da redação.

Com o Prouni, o candidato poderá conseguir bolsas de estudo, integrais e parciais, em cursos de graduação e sequenciais de formação específica, em instituições privadas. O estudante sem diploma de nível superior é o principal público-alvo do programa.

Os pré-selecionados terão que comprovar renda familiar mensal de até 1,5 salário mínimo para obter a bolsa integral. Para a bolsa parcial, que cobre metade da mensalidade, a renda mensal exigida é de até 3 salários.

Para que o candidato participe do programa, é necessário ter cursado ensino médio integralmente em escola pública. Ou ainda o ensino médio integralmente em escola privada na condição de bolsista integral.

Ou também ter cursado ensino médio parcialmente em escola pública e parcialmente em instituição privada. Isso na condição de bolsista parcial da respectiva instituição ou sem a condição de bolsista.

Se o candidato for uma pessoa com deficiência, tem que estar de acordo com a forma prevista na legislação. Se for professor da rede pública de ensino, tem que ser exclusivamente para os cursos de licenciatura e pedagogia. Neste caso, não é aplicado o limite de renda exigido aos demais candidatos.

Em tempo, o Ministério da Educação (MEC) abriu as inscrições para o processo seletivo do Sisu.