Jade Picon é detonada após estrelar campanha polêmica

Jade Picon esteve em campanha que homenageou mulheres africanas (Reprodução/Instagram)
Jade Picon esteve em campanha que homenageou mulheres africanas (Reprodução/Instagram)

As véspera de sua estreia como atriz na TV Globo, a influenciadora Jade Picon tem colecionado polêmicas em seu currículo. Desta vez, a famosa tem sido acusada de apropriação cultural após estrelar uma campanha sobre ancestralidade negra.

A campanha em questão se trata da nova coleção de sapatos da Arezzo, que foi assinada pela dupla de estilistas baianos Meninos Rei. Segundo os artistas, eles buscaram referências nas estampas dos turbantes usados por mulheres negras africanas, para confeccionar detalhes do calçado.

Nos inspiramos no nosso DNA ancestral, nosso berço, a África e a ligação de irmandade que existe entre nossos povos, através das belezas na nossa cidade, Salvador/Bahia”, explicaram.

Nas redes sociais, não demorou muito para que Jade Picon atraísse críticas por parte dos internautas, mesmo a campanha contando com mulheres negras. Muitos afirmaram que se tratava de uma postura racista da marca em contratar a ex-BBB, que é branca.

Primeiro querem nos convencer que ela é atriz e agora querem nos convencer que ela é negra”, detonou uma pessoa no Twitter. “Apois eu fui no insta da Arezzo e sim, a campanha é toda inspirada na África e mulheres africanas”, disse outro chocado.

“A Arezzo sabia que haveria polêmica colocando a Jade Picon p/ estrelar uma campanha em homenagem às mulheres africanas. Isso é calculado. Gera repercussão, gera visibilidade à marca. Ser racista é lucrativo, o que diz muito sobre o Brasil e o quanto não basta não sermos racistas”, analisou mais um.

Arezzo respondeu com nota oficial

Diante da repercussão negativa que a campanha gerou nas redes sociais, a Arezzo precisou vir a público para se defender da polêmica, na qual estava sendo chamada de racista e de estar se aproveitando de marketing negativo.

Em comunicado, a empresa afirmou que “a coleção quanto a campanha não foram construídas com o tema de homenagem a mulheres africanas, mas de uma representação dos 50 anos da Arezzo, com o DNA criativo de cada marca participante do projeto”.

Ainda segundo a marca, Jade Picon é apenas uma das personalidades escolhidas para participar da campanha comemorativa.

“Uma das marcas colaboradoras deste projeto foi a Meninos Rei, dupla de estilistas pretos e baianos, que recriou um dos modelos mais conhecidos da Arezzo, a sandália Anabella, representada em campanha por duas vozes femininas brasileiras – Clara Buarque, atriz e cantora (filha de Carlinhos Brown) e Jade Picon, influenciadora e atriz”, disse.

“Em toda a campanha de Arezzo 50 anos, estiveram presentes outras mulheres negras, como Sheila Bawar (modelo), Cecilia Chancez (cantora) e Malia (cantora)”, informa o comunicado.