Justin Timberlake pede desculpas à Britney Spears

Britney Spears e Justin Timberlake em look jeans em 2001
Britney Spears e Justin Timberlake em look jeans em 2001 (Reproduçao/ Facebook)

Justin Timberlake foi acusado de misoginia e sexismo pela forma como tratou sua ex-namorada Britney Spears, e resolveu se pronunciar publicamente sobre o assunto depois de ser colocado na berlinda por fãs.

Ele aproveitou a oportunidade para também pedir desculpas à Janet Jackson pelo incidente no Super Bowl de 2004, quando ele acabou expondo seu seio ao puxar sua roupa.

“Eu vi as mensagens, tags, comentários e preocupações e quero responder”, começou ele no Instagram

“Lamento profundamente os momentos da minha vida em que minhas ações contribuíram para o problema, quando falei fora de hora ou não defendi o que era certo. Eu entendo que falhei nesses momentos e em muitos outros e me beneficiei de um sistema que tolera a misoginia e o racismo”, disse ele.

“Quero me desculpar especificamente com Britney Spears e Janet Jackson, individualmente, porque me importo e respeito essas mulheres e sei que fracassei”.

Em ambos os casos, as razões para suas desculpas remontam há quase 20 anos: Timberlake e Spears namoraram quando ambos eram estrelas adolescentes, e durante esse tempo ele disse publicamente que tinha dormido com ela e mais tarde a acusou vagamente de tê-lo traído – uma narrativa que foi reforçada pelo clipe da música Cry Me a River de 2002, que apresentava uma atriz que se parecia com Spears o traindo.

Essa situação ressurgiu recentemente no documentário Framing Britney Spears, que tem foco na tutela sob a qual ela está desde 2008, mas aborda de forma mais ampla a forma sexista como ela foi tratada pela mídia e outros ao longo de sua carreira.

O escândalo do Super Bowl gira em torno do que Timberlake descreveu como um “mau funcionamento do guarda-roupa”, no qual ele puxou parte da roupa de Janet Jackson e expôs seu seio, causando protestos públicos em massa e uma investigação agressiva pela Comissão Federal de Comunicação.

Janet Jackson e Justin Timberlake durante apresentação no Super Bowl de 2004
Janet Jackson e Justin Timberlake durante apresentação no Super Bowl de 2004 (Divulgação/MTV)

Embora a situação nunca tenha sido totalmente explicada publicamente, Jackson suportou o peso das críticas enquanto Timberlake – que foi quem puxou sua roupa – conseguiu se esquivar das responsabilidades e se tornar uma das maiores estrelas da música do mundo nos anos seguintes, e até mesmo voltou como o artista do intervalo do Super Bowl em 2018.

Em contraste, a carreira de Jackson sofreu um sério golpe em popularidade e opinião pública e, em muitos aspectos, nunca se recuperou totalmente. Ela não comentou o incidente publicamente.

A postagem de Timberlake conclui: “Eu também me sinto compelido a responder, em parte, porque todos os envolvidos merecem melhor e, o mais importante, porque esta é uma conversa mais ampla da qual desejo de todo o coração fazer parte e crescer.”

A produtora e diretora de Framing Britney Spears, Samantha Stark, disse em entrevista que não convidou Justin para comentar sobre o assunto diante das câmeras:

“Não pedimos o comentário de Justin Timberlake, assim como não pedimos a várias outras pessoas que aparecem em imagens de arquivo. Os entrevistados fazem comentários sobre a cobertura da mídia em torno do rompimento… Ao contrário de outras pessoas que pedimos para comentar, não fazemos nenhuma acusação contra Justin. Simplesmente deixamos a filmagem rodar”, explicou ela à revista Variety.