Maior concorrente da Globo não é Record e nem SBT

Ao contrário do que se imagina, a maior concorrente da Globo não é a Record ou o SBT. Nem mesmo o streaming. A maior concorrente da rede da família Marinho é ela própria, com suas decisões equivocadas.

SBT e Record já foram concorrentes da Globo um dia. Mas ficou no passado. Atualmente, nenhuma das duas chega a assustar. O canal de Silvio Santos já incomodou bastante a líder de audiência, assim como a emissora de Edir Macedo.

Record e SBT vivem com amadorismo

A Record ainda consegue alguns minutos diários em primeiro lugar, mas não passa disso. Com raros sucessos, as concorrentes da Globo se destacam pelo amadorismo.

O SBT teve como seu sucesso mais recente a novela As Aventuras de Poliana. A trama foi espichada e enjoou o público, chegando ao fim com metade da audiência inicial.

a Record provou novamente seu amadorismo ao não administrar mais um sucesso. A emissora foi a primeira a retornar com uma novela totalmente inédita durante a pandemia de covid-19 com a estreia de Gênesis.

O folhetim bíblico foi um sucesso de ibope, mas por causa de uma gestão amadora com a interferência da igreja, terá que apelar novamente para reprises. Foi o mesmo que aconteceu com o fenômeno Os Dez Mandamentos, que teve duas temporadas divididas por reprises.

A Globo, mesmo em um momento de fragilidade, ainda nada de braçada. Um Lugar ao Sol, que está com dificuldades para emplacar na audiência, é a única produção inédita na faixa das 21h por total incompetência das concorrentes.

Para tentar dificultar a vida do canal carioca, a Record editou Gênesis e esticou a trama bíblica até onde pôde. Mas vai desperdiçar o momento por total falta de planejamento, já que a próxima produção está atrasada e estreia somente em 2022.

Globo toma decisões erradas

No momento, a Globo é a maior concorrente dela mesma. Não apenas pela ausência de outra emissora para rivalizar no ibope, mas também pelas sucessivas decisões erradas.

Conforme já havia sido alertado aqui, a Globo decidiu “jogar aos leões” suas novelas inéditas e estreá-las num período difícil. A emissora pagou para ver e está colhendo os frutos de uma decisão amadora a nível de SBT e Record.

O canal carioca resolveu colocar no ar Um Lugar ao Sol e Quanto Mais Vida Melhor em pleno fim de ano, quando tem menos gente vendo TV. A novela das nove sofreu ainda mais por ter estreado em meio a uma grade mexida por causa do futebol.

A Globo tem sido sua maior concorrente e complicando sua própria vida.

MAIS LIDAS

Vitor Peccoli
Publicitário formado pela Faculdade Pitágoras e roteirista pela Casa Aguinaldo Silva de Artes. Atua no jornalismo de TV e famosos desde 2013.
Veja mais ›