Maju Coutinho fala sobre racismo e diz que segue disposta a lutar: “Referência”

A jornalista Maju Coutinho no comando do Jornal Nacional (Foto: Reprodução)

A apresentadora Maju Coutinho, que é a atual âncora do Jornal Hoje, da Globo, vira e mexe é alvo de comentários racistas nas redes sociais. A última onda de ataques aconteceu recentemente, depois que ela leu uma crítica ao presidente Jair Bolsonaro durante o noticiário. Em entrevista à revista Raça Brasil, a jornalista falou sobre esses temas e focou em como a representatividade é importante.

“Sou marcada com frequência em postagens de fotos e vídeos de crianças negras na frente da tela da TV com minha imagem ao fundo, apresentando o JH. Geralmente, a legenda das publicações menciona a importância da representatividade. Essas postagens são como presentes nestes tempos tensos que estamos vivendo”, comentou Maju, que já foi a garota do tempo do Jornal Nacional, telejornal mais assistido da televisão brasileira.

Momento difícil

Na sequência, a jornalista cita o momento difícil que estamos enfrentando. “É um momento de tamanha intolerância, que aqueles que se sentem incomodados com fatos contrários a sua posição ideológica extravasam ódio e reagem de modo, geralmente, muito mal-educado”, disse ela, que afirmou que faz o possível para ignorar os ataques dos haters. Ela reitera, no entanto, que sempre estuda levar à Justiça casos que sejam mais graves, já que eles devem ser exemplo.

Por fim, uma orgulhosa Maju Coutinho diz que sabe como tem responsabilidade por seu nome de peso na luta antirracista. “Ser uma referência neste movimento é uma responsabilidade. E isso implica em contribuir para que o debate e as ações de inclusão de nós negros na sociedade avancem. O avanço se dará quando a presença negra em diversos setores for naturalizada”, concluiu. Vale lembrar que a profissional estreou no comando do Jornal Hoje em setembro passado, quando Sandra Annenberg se “mudou” para o Globo Repórter.