Marieta Severo relembra período na ditadura militar

Marieta Severo
Marieta Severo comentou sobre ditadura (Foto: Reprodução/TV Globo)

Durante o Altas Horas exibido no último sábado (26), Marieta Severo relembrou momentos difíceis ao lado ex-marido Chico Buarque. Na época, ela precisou paralisar a carreira de atriz, e se afastar da TV, por causa da ditadura militar.

“Era na época da Ditadura, essa época terrível que a gente espera que não volte nada semelhante, parecido. Existia uma censura, existia uma impossibilidade de Chico [Buarque] se apresentar na televisão e eu não achava que era justo eu me apresentar e ele sendo censurado”, pontuou.

Na sequência, ela disse que por esse motivo, acabou tendo a filha na Itália, já se voltasse ao Brasil, o ex-companheiro poderia ser preso. “Eu fiquei uns 10 anos sem fazer televisão e o motivo foi esse. Não foi nenhuma opção profissional. […]  Nós saímos do Brasil em Janeiro de 69 para ficar 20 dias e voltar, mas aí Caetano Veloso foi preso, Gilberto Gil foi preso, e a gente recebia muito recado que se Chico voltasse, ele ia ser preso. Eu estava com barrigão, aí a gente falou ‘não vamos voltar’ e Silvinha nasceu na Itália por causa disso”, desabafou.

Por fim, a contratada da TV Globo disse ter vivido momentos muitos difíceis. “Ficamos 1 ano lá, mas por causa desse período tenebroso que alguns aí clamam de volta, mas eu, com a minha experiência, minha vivência de ter passado por esses períodos todos, eu digo que não tem nada pior. É insuportável você não ter liberdade, é insuportável viver sem democracia”, afirmou.

Vaidade

Com 74 anos de vida, Marieta comentou que sempre foi vaidosa, e ter interpretado Fanny em Verdades Secretas de Walcyr Carrasco, lhe ajudou a se olhar com um olhar de maior cuidado e amor.

“A Fanny me dá a sensação de que precisava da juventude para poder ter o poder que ela tinha. O poder na vida dela era fundamental. Ela transitava em um meio onde a beleza e o glamour eram muito importantes. Perder isso, era perder trunfos. Agora, isso absolutamente não é uma questão na minha vida. Não é que eu não seja vaidosa. Eu sou”, afirmou.

Prosseguindo com o assunto, a artista revelou a forma que costuma se cuidar. “Eu me cuido, sou uma pessoa que fez ginástica a vida inteira. O que eu mais repito pra todo mundo é a fala de ‘A Dona da História’, quando a mais jovem encontra com a outra: ‘O que eu faço pra ficar bem?’. ‘Faça ginástica. Esse conselho eu falo com minhas filhas, minhas netas… é fundamental pra saúde, pra disposição, pra idade não te vencer.”, contou.