Mudança na lei pode colocar motoristas NA CADEIA por conta destes DOIS detalhes

Homem dirigindo e mãos algemadas
Homem dirigindo e mãos algemadas (Foto: Reprodução/Freepik)

Se você dirige e não quer ter problemas com a polícia, é bom ficar de olho nas novas leis de trânsito! Desde abril deste ano, entrou em vigor no país a Lei 14.562/2023.

A lei considera crime inafiançável a circulação de veículos sem placo ou com o número adulterado. A legislação era aplicada antes apenas aos automotores, mas foi estendida para abranger outras categorias, incluindo carros elétricos, híbridos, reboques e semirreboques.

Motorista pode ser preso por dirigir sem placa

Essas mudanças tem o objetivo de promover maior segurança no trânsito, já que a placa e o número do chassi são fundamentais para identificar e rastrear os veículos, contribuindo para a prevenção e combate de roubos, furtos e adulterações.

De acordo com a nova lei, se o motorista for detido por causa dessas condições, ele não poderá ser liberado até pagar uma multa. Além disso, a legislação diz que aqueles que estiverem dirigindo nessas condições durante seus horários de trabalho, terão de enfrentar punições bem mais severas.

A lei é aplicada em quatro casos, são eles: em casos de adulteração de placa, usando fita isolante com o objetivo de esconder ou alterar um número; quando tiver qualquer adulteração ou remarcação de sinais identificadores do veículos; andar com veículo sem placa e quaisquer tipos de adulterações no número do chassi.

Algumas leis referentes ao Código de Trânsito Brasileiro entraram em vigor em abril de 2021, e uma dessas leis leva em consideração o limite máximo de pontuação na carteira. O limite máximo de pontos que fazia o condutor perder a carteira era 20, mas agora passou para 40 pontos.

No mês passado, o cantor Filipe Ret teve seu carro de luxo avaliado em R$ 3 milhões de reais, uma McLaren GT 2023, apreendido pela polícia. O rapper infringiu as leis de trânsito, pois estava dirigindo sem a placa da frente. Na delegacia, ele contou que não tinha visto que a placa caiu.

“Estava legal, não bebi, fiz o bafômetro e fui aprovado. Fui conduzido para a delegacia porque estava sem a placa da frente do carro. Sempre sigo a lei. Tudo meu é dentro da lei. Pago meus impostos e tudo que tenho, graças a Deus, é absolutamente legal”, disse o famoso, na ocasião.