Nome limpo! Deputado Federal destaca iniciativa para brasileiros QUITAREM DÍVIDAS

Ruy Carneiro
Ruy Carneiro (Foto: Reprodução/Instagram)

Se você está com dívidas altíssimas, a solução pode estar a caminho! É que o Deputado Federal pela Paraíba, Ruy Carneiro, quer ampliar as alternativas para quitação de dívidas de brasileiros endividados.

O político está na luta para garantir que essas dívidas repassadas para empresas de cobrança também se mantenham no programa de renegociação do Governo Federal, o Desenrola Brasil.

Ruy Carneiro quer ajudar população endividada através do Desenrola Brasil

O parlamentar afirmou, segundo o portal MaisPB, que a iniciativa é fundamental para uma parcela importante de pessoas endividadas. Ele destacou ainda a importância de não privar essa possibilidade para a população.

“É preciso garantir que pessoas que buscam regularizar dívidas através do Desenrola Brasil não sejam privadas dessa possibilidade”, disse o político, que ainda é defensor da causa animal.

Ruy ressaltou também que essa emenda busca esclarecer a redação da Medida Provisória, e que a alteração sugerida vai evitar problemas de interpretação, incluindo esse grupo na faixa 1 do programa.

Caso não saiba, parte das empresas repassam casos de pagamentos atrasados para financeiras e escritórios de cobranças.

Ruy defende ainda outra modificação que assegura a concessão de crédito para dois níveis de empresários: médios e pequenos. “As novas operações contratadas por meio do Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte precisam continuar sendo garantidas pelo Fundo Garantidor de Operação”, falou.

Carneiro falou ainda sobre a retomada do Pronampe, em julho do ano passado, em que mais de 650 mil empresas foram beneficiadas. Portanto, ele acredita que essa alternativa precisa ser garantida, ainda mais em um momento de taxas de juros elevadas no Brasil.

De acordo com a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência dos Consumidores gaúchos (PEIC-RS), da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), o percentual de famílias com dívidas atingiu 91,9% em maio de 2023.

Já o percentual de famílias com contas em atraso registrou 40,9% e teve um leve aumento comparado com abril (40,5%) e maio do ano passado (39,2%). Há também o percentual de famílias que não terão condições de quitar nenhuma dívida em atraso nos próximos 30 dias (2,1%).