REVELADO! O que fazer se não receber a restituição do Imposto de Renda 2023

Leão imposto
O que fazer se não receber a restituição do Imposto de Renda 2023? (Foto: Reprodução / Web)

Os contribuintes estão extremamente curiosos quando o assunto envolve a restituição do Imposto de Renda (IR). O grande problema, é que alguns deles não estão recebendo os valores, mas não sabem encontrar as maneiras de resolver esse detalhe.

Por conta da enorme quantidade de pessoas que encontram dificuldades com essa situação algumas opções estão disponíveis. A Central de Atendimento do Banco do Brasil pode ajudar nessa consulta, assim como presencialmente na Receita Federal.

Problemas comuns costumam acontecer com a restituição do imposto de renda

As providências em caso de problemas, devem ser tomadas quando surgir o lote correspondente. Por conta da falta de pagamento no prazo estipulado, alguns detalhes chamam a atenção das pessoas. Isso pode acontecer também por conta de informações bancárias incorretas.

Notícias circulam frequentemente falando sobre as falhas de comunicação entre a Receita Federal e o Banco do Brasil. Além disso, algumas pessoas também não sabem que não possuem direito à restituição.

O andamento da restituição do Imposto de Renda pode ser acompanhado pelo portal do e-CAC. Além disso, também pode ser facilmente verificado na página oficial do governo federal. Atualmente também é disponibilizado um aplicativo da Receita Federal. Você pode seguir os seguintes passos:

  1. Baixe o aplicativo “Meu Imposto de Renda” em seu celular ou tablet;
  2. Abra o aplicativo e procure pela opção “Consulta de Restituição” no menu principal;
  3. Informe o CPF e o ano do Imposto de Renda a ser consultado;
  4. Clique em “Consultar” e aguarde o processamento das informações.

Por esses meios é possível confirmar se existe o direito a alguma restituição e o lote que o pagamento será feito. O valor das restituições que é feito pelo Banco do Brasil, é assegurado apenas por um ano. Os canais de atendimento recomendados são os seguintes:

Capitais: 4004-0001 Demais localidades: 0800-729-001 Atendimento exclusivo para deficientes auditivos: 0800-729-0088.

Os profissionais recomendam que a verificação aconteça em caso de qualquer problema. Além disso, também é disponibilizada a opção de antecipar o pagamento.