Rita Lee surpreende e rejeita exaltação do público: “Cafona”

Rita Lee
Rita Lee (Foto: Divulgação/Guilherme Samora)

A cantora Rita Lee, que já tem 50 anos de carreira, foi capa da nova edição da revista Rolling Stone Brasil. Vovó Rita, homenageada do Grammy Latino, vai receber uma premiação pelo conjunto de sua obra artística, o Lifetime Achievement Award.

Ao jornalista e escritor Guilherme Samora, Rita falou sobre sua visão de mundo e influência na nova geração. Em determinado momento, a cantora opinou sobre o que achava de ser chamada de Rainha do Rock, um dos apelidos dela.

“Gosto mais de ser chamada de ‘padroeira da liberdade’ do que ‘rainha do rock’, que acho um tanto cafona…”, revelou, sincera. Em seguida, Rita falou sobre sua exposição no MIS, em que muitos jovens se surpreenderam com os documentos da censura e da prisão de Rita em 1976, durante a ditadura.

“A expo foi linda, obra de três filhos queridos. Guilherme Samora, meu editor e jornalista, foi o diretor artístico; Chico Spinosa meu carnavalesco favorito, foi o cenógrafo e Juca, meu filho do meio, foi o curador. Levantaram meu baú de roupas de show, instrumentos e curiosidades minhas”, contou.

“Havia um espaço para quem quisesse escrever um bilhetinho para mim e até hoje estou lendo, de tantas cartinhas que recebi. Fico impressionada com as crianças, que me tratam como vovó Rita: conhecem músicas minhas, me desenham, mandam cartinhas de amor… e eu fico toda babando”, disse ainda, na entrevista.

Câncer no pulmão

Em maio do ano passado, a cantora assustou seus fãs ao anunciar que estava com câncer no pulmão. Na época, a equipe de Rita anunciou a notícia através de um comunicado.

“Nossa Rita submeteu-se a um check-up no Hospital Israelita Albert Einsten, em São Paulo. Os exames apontaram um tumor primário no pulmão esquerdo. Bem assistida por uma junta médica, formada pelo Dr. Óren Smaletz, Prof. Dr. José Ribas M. de Campos, Dra. Carmem Silvia Valente Barbas e Dr. Ícaro Carvalho, já se encontra em casa, e dará sequência aos tratamentos de imuno e radioterapia. Agradecemos as orações e a Luz Divina”, disseram.

Cura

Recentemente, a famosa abriu sua caixinha de perguntas no Instagram. Curada do câncer desde abril, Rita respondeu um seguidor que perguntou se ela tinha uma nova percepção da vida após a doença. “A parada é dura, mas tem que ter coragem”, falou.

Tatuagem na mão

Outra pergunta curiosa que Rita recebeu foi sobre o significado da tatuagem de estrela na mão, ao que a cantora respondeu:  “Um recado da minha mãe, em sonho orientando a fazer a estrela. Para bênção e proteção”, revelou.