Saiba quem são as pessoas a bordo do submarino desaparecido

Hamish Harding (Fotos: Reprodução/Instagram)
Hamish Harding (Fotos: Reprodução/Instagram)

Na manhã do último domingo (18), um submarino desaparecido que levava cinco pessoas em uma expedição turística para ver os destroços do Titanic, no Oceano Atlântico, segue mobilizando o mundo. De acordo com informações da Guarda Costeira, o submersível sumiu cerca de 1 hora e 45 minutos após a descida.

Na segunda-feira (19), John Mauger, que é contra-almirante da Guarda Costeira dos EUA, informou que o submarino desaparecido durante expedição ao Titanic, tem de 70 a 96 horas de oxigênio. A empresa OceanGate, responsável pelo submersível, também se pronunciou e disse que está “explorando e mobilizando todas as opções” para trazer os passageiros de volta e com segurança.

Submarino desaparecido: quantas pessoas estão a bordo?

Até o momento, foram divulgadas a identidade de quatro dos cinco passageiros que estão no submarino desaparecido. De acordo com o jornal “The Guardian” e a “BBC”, uma das pessoas, é Paul-Henry Nargeolet, de 77 anos.

Ele é um ex-comandante da Marinha Francesa, considerado o principal especialista no local do naufrágio. Além disso, Paul é diretor de pesquisa subaquática em uma empresa que detém os direitos sobre os destroços do Titanic, que afundou em abril de 1912.

Quem também está na embarcação é Shahzada Dawood. Ele é um empresário paquistanês de 48 anos, vice-presidente da Engro Corporation, que fabrica fertilizantes, alimentos e energia, e da Dawood Hercules Corporation, que fabrica produtos químicos. Ele também é membro do conselho da instituição de caridade Prince’s Trust com sede no Reino Unido.

Seu filho, Suleman Dawood, de 19 anos, também está na embarcação. “Estamos muito gratos pela preocupação demonstrada por nossos colegas e amigos. E gostaríamos de pedir a todos que orem por sua segurança”, divulgou a família Dawood, em um comunicado nas redes sociais.

Outro passageiro do submarino desaparecido é o bilionário britânico Hamish Harding, de 58 anos. Ele comanda a empresa de aviação Action Aviation e participava da expedição como especialista. De acordo com a BBC News, o empresário também já voou ao espaço e acumula três recordes mundiais.

Hamish Harding chegou a comentar sobre a expedição ao Titanic em seu último post nas redes sociais: “Tenho orgulho por finalmente anunciar que me juntei à OceanGate Expeditions para a sua missão RMS TITANIC como especialista em missão no submarino a descer para o Titanic”, escreveu.

O britânico Hamish Harding, o paquistanês Shanzada Dawood e o francês Paul-Henry Nargeolet
O britânico Hamish Harding, o paquistanês Shanzada Dawood e o francês Paul-Henry Nargeolet (Fotos: Reprodução/Instagram)