SBT cobra valor impressionante por merchan de Eliana

Eliana no comando de seu dominical (Foto: Reprodução/SBT)
Eliana no comando de seu dominical; apresentadora fatura milhões com merchans (Foto: Reprodução/SBT)

Comandando as tardes de domingo, Eliana é um dos principais nomes do SBT. A loira, além de bom desempenho na audiência, também tem apelo comercial. Mas o canal de Silvio Santos cobra um alto valor por merchandising.

De acordo com valores obtidos pelo Entretê, a marca que desejar ser anunciada por Eliana em seu dominical terá que desembolsar mais de R$ 1 milhão. Isso vale para os dois tipos de ações propostas pela emissora.

Valor milionário

Segundo a tabela de preços do SBT, cada testemunhal (merchan) feito por Eliana custa R$ 1,082 milhão por mês. A duração de cada ação é de um minuto a cada semana.

“Ação de merchandising com texto/roteiro produzido pela agência e com possíveis adaptações pela emissora à linguagem do programa e elenco envolvido na ação”, explica o SBT.

“Exibido no cenário do programa ou num set específico para o merchandising. Durante o testemunhal pode haver exibição de produto e/ou marca, em vídeo no telão/monitor do cenário, ou exposição do produto em bancada/display ou em VT
(comercial) produzido e editado pelo cliente”, detalha a emissora de Silvio Santos.

Outra opção para anunciar no programa Eliana é a ação integrada. “Ação contextualizada ao conteúdo do programa com roteiro desenvolvido pelo SBT”, descreve a emissora.

A ação integrada tem maior tempo de duração, dando ao anunciante uma exposição durante um minuto e meio. No entanto, o valor também sobe. Cada ação desse tipo sai por pouco mais de R$ 1,2 milhão mensalmente.

O SBT também dispõe de um terceiro modelo, que é o patrocínio de um quadro da atração. Nesta opção, a duração e o preço não são preestabelecidos e dependem de negociação de acordo com cada caso.

Eliana fatura milhões com patrocínio

“Ação de merchandising com conteúdo desenvolvido pela área SBT Solutions com oportunidades e formatos exclusivos para os quadros do programa”, explica o canal no plano comercial sobre o patrocínio de quadros do dominical.

Caso a marca deseje patrocinar o dominical a nível nacional, o valor aumenta em três vezes. O custo mensal para ser patrocinador da atração comandada por Eliana supera os R$ 3,2 milhões.

Desde o ano passado, Eliana tem conseguido se destacar nas tardes de domingo. A loira tem conseguido manter a vice-liderança de audiência para o SBT, desbancando Rodrigo Faro, que perdeu cada vez mais ibope, sendo derrotado com frequência pela concorrente.