Simone Tebet cobra reforma tributária após esta decisão da Volkswagen

Simone Tebet
Simone Tebet (Foto: Reprodução/Instagram)

Nesta quarta-feira (28), a ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet (MDB), se pronunciou sobre o programa de incentivos do governo para carros esportivos.

Tebet afirmou que a iniciativa não é suficiente para dar o impulso que o mercado automobilístico precisa. Para ela, a reforma tributária seria a solução capaz de aquecer o setor produtivo do Brasil.

Ministra disse que descontos em carros não é suficiente para impulsionar o mercado

A declaração da ministra veio logo após o anúncio da Volkswagen de suspensão temporária da produção de carros no país. O motivo teria sido por conta da ‘estagnação do mercado’.

“Significa que isso [o programa do governo] não basta, significa que nós não podemos ficar com remendos. Nós temos que mexer na base e mexer na base significa mexer no sistema tributário brasileiro, com unificação de impostos”, falou ela, à imprensa.

Tebet, que também é advogada e professora, afirmou que essa situação apenas mostra que o governo precisa se esforçar para mudar o sistema tributário do Brasil.

“Tributar o consumo significa não estar fazendo bitributações ao longo do caminho. Temos que colocar o Brasil produtivo no mesmo grau de competitividade com o mundo competitivo. Isso passa, obviamente, pelo pagamento de impostos”, falou.

Ainda de acordo com a ministra, a reforma é a única ‘bala de prata’ que resolveria o problema do custo no Brasil. Ela destacou também que as empresas fecham no Brasil devido ao custo do país.

Segurança jurídica, previsibilidade e credibilidade já estão sendo oferecidas, de acordo com Tebet. A equipe econômica também está no caminho certo, em relação ao fiscal, mas ainda tem a parte tributária.

Em tempo, a Volks informou que sua fábrica em cidade do Paraná, onde é produzido o T-Cross, está com um turno em layoff desde o começo do mês. A suspensão tem estimativa de duração entre 2 a 5 meses.

A fábrica em Taubaté, em São Paulo, também está com seus turnos interrompidos nesta semana. Lá é onde são fabricados o Polo Track e o Novo Polo.