Truque para evitar que as bananas apodreçam rápido demais

Bananas
Bananas (Foto: Reprodução/Freepik)

Está cansado de ver suas bananas escurecendo e apodrecendo rapidamente? Saiba que existe um truque bem simples para prolongar a vida útil dessas frutas tão deliciosas e nutritivas.

Para manter as bananas frescas e saborosas, o segredo é separá-las. Isso acontece porque essas frutas liberam um gás chamado etileno, acelerando o processo de amadurecimento. Por conta disso, elas apodrecem mais rápido.

Dicas simples que podem aumentar a vida útil das suas frutas

E ao separar as bananas umas das outras, você reduz a exposição ao gás, desacelerando o processo de amadurecimento. Comprou um cacho de bananas? Separe cada uma delas individualmente.

Corte o talo que conecta as bananas ao cacho ou separe-as com cuidado. Em seguida, guarde-as em um local fresco e seco, longe de outras frutas e vegetais. Elas devem ficar presas ao talo.

Outra dica importante, além de separar as bananas, é evitar guardá-las próximas a frutas mais sensíveis ao etileno, como maçãs e tomates. Essas frutas liberam grandes quantidades de etileno, podendo acelerar o amadurecimento das unidades.

Outra dica para retardar o amadurecimento das bananas é embrulhar as extremidades do talo com filme plástico. A técnica reduzirá ainda mais a exposição ao etileno, ajudando a preservar o frescor da fruta por muito mais tempo.

Seguindo essas dicas simples, você consegue desfrutar de bananas frescas e saborosas por um tempo mais longo. Verifique regularmente o estado delas, e as consuma antes de amadurecerem demais.

Se tiver frutas muito maduras que você não conseguirá comer a tempo, descasque-as e congele-as para usar em vitaminas ou sobremesas.

Gostou dessa dica? Vai querer saber então como fazer gelo mais rápido para adicionar em seus drinks, sem ter que esperar tanto tempo. O truque consiste em ferver a água antes de levá-la ao congelador.

Quando a água é aquecida, se espera que a temperatura diminua gradualmente até atingir o ponto de congelamento. Portanto, segundo o efeito Mpemba, a água quente pode atingir o estado sólido antes da água fria, em certas condições.