Veja o jeito certo de armazenar morangos para evitar que estraguem

Morangos
Morangos (Foto: Freepik)

Sabia que o morango é, na verdade, um falso fruto? Ele se desenvolve a partir do receptáculo floral da planta. Ou seja, ele é muito delicado e precisa de condições climáticas adequadas para crescer, que nem deve ser muito quente e nem muito frio.

O Brasil vem aumentando sua produção de morango nos últimos 20 anos, e hoje está em oitavo lugar no mundo com o seu cultivo. O crescimento foi de 92%, graças à expansão das áreas plantadas e a à melhoria da produtividade por hectare.

O morango é um falso fruto e pode ser consumido de várias maneiras

Esse falso fruto pode ser consumido ao natural ou processado em diversas formas, como polpa, geleia, sorvete, mousse, torta, bolo, salada, molho e muito mais.

Outro dado interessante do morango é que o consumo per capita no Brasil é estimado em meio quilo por ano, mas pode aumentar com a divulgação das propriedades funcionais da fruta, que possui alto teor de vitamina C, antioxidantes, flavonoides e fibras.

Além disso, o que diferencia uma fruta de um fruto é a origem de cada um. O fruto se forma a partir do ovário da flor, depois da fecundação. Enquanto isso, o morango não vem do ovário, mas de uma parte da flor chamada receptáculo floral, de acordo com a Embrapa.

Sendo assim, o morango é o centro da flor, e não um fruto verdadeiro. Sabendo disso, te daremos algumas dicas bem úteis para que seus morangos durem mais tempo e não estraguem antes de você comê-los:

  • Lave os morangos somente antes do consumo, pois a umidade pode acelerar seu processo de deterioração;
  • As sépalas, onde as folhas se encontram, auxiliam na conservação dos morangos. Portanto, é aconselhável retirá-las após lavar e antes de comer;
  • Ao fazer a compra, opte por morangos com firmeza. Os menores costumam possuir um sabor mais rico e um aroma mais intenso;
  • Armazene-os na geladeira, preferencialmente em um recipiente com tampa;
  • Evite deixar os morangos expostos ao sol.