William Bonner expõe governo Bolsonaro após atitude com o JN

William Bonner revelou demora do governo Bolsonaro para dar resposta ao Jornal Nacional (Foto: Reprodução/TV Globo)
William Bonner revelou demora do governo Bolsonaro para dar resposta ao Jornal Nacional (Foto: Reprodução/TV Globo)

William Bonner expôs no Jornal Nacional desta segunda-feira (03) a demora do governo de Jair Bolsonaro para dar esclarecimentos. Durante o telejornal da Globo, o âncora informou sobre uma resposta do Ministério da Saúde.

Em certo momento da edição de ontem, Bonner parou o JN para explicar aos telespectadores o que aconteceu. Ele contou que a equipe do noticiário recebeu uma resposta do Ministério da Saúde somente depois que o programa já estava no ar. O questionamento era sobre testagem da população em relação à covid-19.

Na reportagem que abriu essa edição do Jornal Nacional, especialistas afirmaram que o Brasil precisa ampliar a testagem da população, principalmente com a chegada da variante ômicron”, iniciou o apresentador.

William Bonner expõe Ministério da Saúde

“Às três e meia da tarde, o Jornal Nacional entrou em contato, por e-mail, com o Ministério da Saúde e perguntou se há algum plano para aumentar a oferta de testes de covid e se o Ministério distribuir kits para testagem em casa”, relatou o colega de Renata Vasconcellos.

“Eram três e meia da tarde. O Ministério respondeu às oito e trinta e quatro da noite, depois que a reportagem já tinha sido exibida, revelou ele.

“De qualquer maneira, o Ministério afirmou, nessa resposta, que lançou em setembro o plano nacional de expansão da testagem, que inclui a realização de testes de antígenos em pessoas com ou sem sintomas, mas não informou a quantidade de testes e se pretende distribuir testes caseiros”, finalizou Bonner.

Bolsonaro x Jornal Nacional

Desde o início da pandemia de covid-19, o governo Bolsonaro tem adotado uma política de boicote à Globo. Recentemente, o Ministério da Saúde – que é um serviço público – sequer vinha respondendo a questionamentos do JN. Com isso, negou prestar esclarecimentos à população.

No ano passado, durante o auge da pandemia, a guerra entre Jair Bolsonaro e a Globo chegou ao auge. Na época, o presidente da República chegou a dizer publicamente que havia mandado atrasar a divulgação de dados do Ministério da Saúde. A atitude era para impedir a divulgação dos dados sobre o número de mortos pela covid-19 no Jornal Nacional.

“Acabou matéria do Jornal Nacional”, disparou ele em conversa com repórteres na ocasião.

Boicote à Globo acabou mal

No entanto, o político acabou se dando mal na tentativa de boicotar o telejornal de William Bonner e Renata Vasconcellos. Devido aos atrasos na divulgação de dados, a Globo passou a fazer um plantão diário durante a novela das nove. A faixa horária em questão tinha audiência maior que o JN.