Ana Hikari se revolta com homenagem a asiáticos na Globo

(Reprodução/Instagram)

A atriz Ana Hikari, de 26 anos de idade, que é porta voz da visibilidade asiática nas redes sociais, presenciou e viu preconceitos em TV aberta. Em bate-papo ao Notícias da TV nesta terça-feira (20), a atriz falou sobre a gafe nas vésperas da data da imigração japonesa no Brasil, que se comemora em 17 de junho. O deslize, segundo a atriz, aconteceu durante a edição do Mais Você temático, quando um funcionário pintou o seu rosto como simbolismo e homenagem a repórter Juliane Massaoka, descendente de japoneses.

“Pessoas de origem asiática não falam daquela maneira, segundo que a fonética do ‘l’ nem existe na fonética asiática, japonesa especificamente. Aquilo lá é uma maquiagem que nada tem a ver com samurai. É uma maquiagem do teatro japonês, é uma coisa específica, sabe? Tudo ali tava muito… Foi extremamente racista, então, eu sinto muito que isso tenha acontecido”, informou a atriz.

Desabafo nas redes sociais

Hikari desabafou em suas redes sociais na época do acontecido, questionando se a produção do programa tinha se retratado perante o deslize:

“To trabalhando então não to conseguindo acompanhar agora o Mais Você. Me avisem se a Ana Maria Braga se retratar hoje? Hoje é o dia oficial de comemoração da Imigração japonesa. Não dá pra aceitar “homenagens” assim… isso tem outro nome, vcs sabem qual né?”, escreveu ela em sua conta do Twitter.

Não se considera uma ativista

Ainda que Ana tenha a sua luta pela visibilidade asiática, ela não se considera uma ativista:

“Ativismo é uma palavra que é muito forte. Eu me revogar como ativista de rede social talvez seja enfraquecer esse termo, sabe? Porque o ativismo, a militância, ela acontece muito na rua, nas atitudes físicas, em coisas que realmente façam a diferença no dia a dia das pessoas que estão precisando dessas mudanças sociais”, afirmou.

 Bissexualidade

Ana hikari,  que recentemente se assumiu bixessual, disse em entrevista ao Gshow sobre o valor de falar abertamente sobre o assunto:

“Na minha vida pessoal, nunca foi um mistério. Sempre falei muito abertamente com meus amigos sobre isso, e acho que minha decisão de falar publicamente veio de uns tempos pra cá. Na verdade, ontem não foi a primeira vez. Já tinha postado. Aos poucos, meu público já tinha entendido. Ontem, fiquei mais à vontade pra falar”, disse ela.

Sobre o sentimento, a atriz revelou que foi um processo até se descobrir: “Não teve um momento único pra mim, de ter caído uma ficha. Foi um processo que fui compreendendo, de que era aquilo que eu queria mesmo, que eu sentia e não mudava. Depois de um tempo, se tornou tão constante dentro de mim. Sempre foi assim e está tudo certo. Não é sobre entender que não era uma fase, e sim entender que isso nunca vai mudar”, finalizou.