Ana Maria Braga para o Mais Você após polêmica e se manifesta

Ana Maria Braga interrompeu o Mais Você desta sexta-feira (20) após uma atitude polêmica durante o quadro Jogo de Panelas. Um dos participantes da atração realizou black face e caiu muito mal.

Durante o jantar preparado por Felipe no reality culinário, Anderrupson surgiu usando black face. E a atitude causou polêmica. O próprio anfitrião reclamou na época da gravação do quadro.

SELECIONAMOS PARA VOCÊ

“Ele estava muito legal, mas trouxe mais uma vez a ingenuidade. Não precisa se pintar de ser negro, a gente tem toda uma história. Não se pinte para ser negro, disparou Felipe.

Polêmica no Mais Você

Ana Maria, então, interrompeu o programa para fazer um esclarecimento ao público. A gente resolveu parar o jantar do Felipe no meio”, pontuou a apresentadora, que chamou a professora Rosana Borges para explicar a situação.

Especialista em questões raciais, Rosana para explicou por que pintar o rosto de preto é um comportamento preconceituoso e cruel com quem é negro. Ela lembrou que a técnica já chegou a ser usada na TV, no cinema e no carnaval e destacou que a sociedade precisa avançar nessa questão.

“Para quem não sabe, o black face surge no século 19 nos Estados Unidos. Foi um recurso muito utilizado pela aristocracia escravagista, que fazia da técnica do black face uma forma de estereotipar, de negar a humanidade das pessoas negras”, contou Rosana.

“As comédias de arte fizeram uso do black face, no século 20 ele adentra no cinema, no carnaval. No Brasil, as pessoas fizeram muito uso do black face no carnaval. Até o início do século 20, foi um recurso muito utilizado”, explicou a professora.

“Não devemos fazer sob nenhuma hipótese. Estamos em pleno século 21, é preciso que a gente avance enquanto humanidade e civilização. É preciso que a gente diga não a uma técnica tão cruel, desumanizadora e violadora”, finalizou ela.

Recado de Ana Maria Braga

Após a explicação, Ana Maria reforçou que o objetivo desse esclarecimento no Mais Você é conscientizar os telespectadores.

“Esse esclarecimento faz parte da essência do nosso programa. É bom pra todo mundo aprender. Tem um monte de gente que não percebe, mas tá na hora. Tá tão dito”, declarou.

“Prestar atenção no outro. A gente vai continuar vendo o jantar, mas eu quero dizer que a gente está tentando esclarecer e entender que é um comportamento que não deve mais se repetir, disse a apresentadora da Globo.

O que você achou? Siga @siteentrete no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Vitor Peccoli
Publicitário, roteirista formado pela Casa Aguinaldo Silva de Artes. Escreve sobre TV e famosos desde 2013 | Contato: redacao@spinoff.com.br
Veja mais ›