Anitta enaltece Marielle Franco em projeto de divulgação de novo álbum

A cantora Anitta (Imagem: Reprodução/Instagram)

Prestes a lançar seu mais novo projeto internacional, o álbum Girl From Rio (Garota do Rio), a cantora Anitta iniciou o processo de divulgação de seu trabalho musical com uma homenagem a mulheres que foram destaques para a cidade do Rio de Janeiro.

Uma das homenageadas pela funkeira foi a vereadora Marielle Franco, assassinada em 2018. Nesta quarta-feira (7), a cantora pegou os fãs de surpresa ao divulgar um texto escrito em inglês falando sobre a importância da ativista para a cidade e política nacional.

“Marielle Francisco da Silva, conhecida como Marielle Franco, nascida no Rio de Janeiro, foi uma socióloga e política brasileira. Mulher negra, de origem pobre, Marielle cresceu na favela da Maré e foi eleita vereadora do Rio em 2016, com a quinta maior votação”, inicia Anitta no texto.

“Marielle defendeu o feminismo, direitos humanos e criticou a intervenção federal no Rio e também a Polícia Militar, denunciando vários casos de abuso de autoridade da polícia contra moradores de comunidades pobres. Ela nunca ficou em silêncio e levantou importantes questões em sua trajetória política”, diz outro trecho.

Ainda durante a publicação, Anitta fez questão de expor como Marielle foi executada. Atingida com diversos tiros de arma de fogo, assim como seu motorista, Anderson Gomes.

“Os familiares de Marielle estão pedindo por justiça há três anos e querem saber ‘Quem mandou matar Marielle Franco’. Em julho de 2018, a Assembleia Legislativa do Rio aprovou a lei que inclui o dia 14 de março no calendário como ‘O dia de Marielle Franco’ – Dia da luta contra o genocídio da mulher negra’, diz ainda Anitta, antes de finalizar: “Ela é uma garota do Rio”.


Vale destacar que o texto em homenagem à Marielle surge pouco mais de três anos depois que a funkeira foi alvo de cancelamento virtual por conta da própria ativista.

No início das investigações do assassinato da vereadora, fãs cobraram que Anitta se posicionasse, já que o Brasil passava por um momento de tensão politica e a morte da parlamentar significava algo ameaçador para militantes e políticos que se lutavam em oposição ao governo vigente.

A publicação foi aplaudida por famosos e anônimos, que enxergaram em Marielle a importância não só para o Rio, como para todo o Brasil. “Muito importante Anitta! Obrigado ❤️ #quemmandoumatarmarielle”, escreveu o deputado federal David Miranda.

“Marielle presente pra sempre”, “QUE NECESSÁRIA! Você é incrível Anitta. Marielle vive 👏”, “Você vai entregar tudo”, “Nunca é tarde para reconhecer o quão Marielle é necessária 🖤🌹”, foram outros comentários dos seguidores.