Após fracasso de vendas, montadora de carros tenta ressurgir no mercado

Você se lembra do Miura? A rival da Volkswagen fez muito sucesso nos anos 70 e 80, mas fracassou e precisou dar adeus no Brasil. Portanto, a montadora de carros está tentando ressurgir até hoje no mercado.

Aldo Besson e Itelmar Gobbi foram os responsáveis por fundar a empresa, em 1976, em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. Diversos modelos foram lançados ao longo dos anos.

Pandemia da covid-19 atrapalhou os planos de retorno do Miura

Inclusive, eles chegaram a lançar automóveis usando carroceria da montadora rival, até fabricarem o modelo X11, que fracassou completamente no número de vendas. Com isso, a empresa se prejudicou muito e ficou difícil se sustentar no meio de tantas concorrentes.

O portal Carro Blog afirmou que o grande problema da montadora surgiu no início dos anos 90, quando o Brasil resolveu abrir suas portas para a importação de carros.

Devido a isso, a concorrência ficou muito grande, os preços já não estavam mais sendo bem aceitos e os consumidores estavam preferindo comprar carros importados. Com isso, o Miura fechou suas portas em 1992.

Mas as coisas parecia que iam mudar. 15 anos depois, em 2007, a empresa Rangel & Lima Indústria de Veículos Ltda comprou o que restou da falida Miura. De cara, eles planejaram vários lançamentos de novos modelos.

A empresa ‘salvadora previu o lançamento do TSI e Miura M2 para 2019, mas o baque veio forte com a pandemia da covid-19, colocando todos os planos por água abaixo. O lançamento acabou sendo adiado para 2020, o que não aconteceu.

Portanto, os fãs mais nostálgicos e esperançosos acreditam que o retorno da montadora pode vir a acontecer ainda. Na época de ascensão do Miura, tecnologia e refinamento eram características que não faltavam.

O veículo contava com faróis escamoteáveis, limpadores escondidos entre o capô e o para-brisa, revestimento de náilon e até em detalhes no painel, laterais e teto. Na época, isso tudo era um luxo.