Carros dedo-duro prometem multar quem infringir as leis de trânsito desta forma

Homem estressado no carro
Homem estressado no carro (Foto: Reprodução/Freepik)

Há algum tempo, cidades grandes como São Paulo possuem carros responsáveis pela fiscalização das vagas do estacionamento rotativo em vias públicas: as Zonas Azuis, ou o famoso ‘dedo-duro’.

Atualmente, esses tipos de veículos não podem emitir multas, detalhe este que mudará em breve. Os carros especiais trazem câmeras instaladas no teto para flagrar veículos estacionados irregularmente nas vagas rotativas.

Saiba como os carros especiais irão multar aqueles que desrespeitarem as leis de trânsito

O veículo também detecta quando o carro está sem o pagamento da taxa ou com o prazo expirado. As viaturas ‘dedo-duro’ apenas geram imagens que são monitoradas, a distância e em tempo real, por agentes de trânsito.

Após o carro constatar a infração, ele irá emitir as autuações presencialmente, baseado na placa do vídeo e na respectiva localização via GPS. Em São Paulo, por exemplo, a gestão do estacionamento rotativo é eletrônica. Ela funciona através de aplicativo para celulares, sem precisar emitir um ticket físico.

De acordo com o membro da Câmara Temática de Esforço Legal do Contran (Conselho Nacional de Trânsito), a Senatran (Secretaria Nacional de Trânsito) publicará uma norma com os requisitos específicos dessa fiscalização automática.

“Embora essa tecnologia já exista há algum tempo, os órgãos e entidades de trânsito dos municípios ainda não podem utilizá-la até que a regulamentação seja publicada, bem como sua normatização pelo Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia)”, falou Marco Fabrício Vieira, do Contran.

Ainda que não exista uma regulamentação oficial, os carros de vigilância desempenham um papel fundamental de registro. Após identificar as infrações, os agentes irão analisar as imagens para confirmar se existe mesmo irregularidade.

O que acontece se a infração for detectada? Os agentes emitirão uma multa presencialmente. Antes, a emissão de tickets de estacionamento rotativo era manual, e agora está sendo digital.

Os condutores poderão fazer o pagamento da taxa solicitada e registrar sua permanência de forma segura e prática através de aplicativos de celular.

Veículo de Monitoramento
Veículo de Monitoramento (Foto: Reprodução/CET)