Apuração 2023 Carnaval RJ ao vivo: como assistir na TV e online

Lore Improta, musa da Unidos do Viradouro
Lore Improta, musa da Unidos do Viradouro (Reprodução/Fotos: Leo Franco/ AgNews)

O Carnaval 2023 ainda não acabou. Nesta quarta-feira (22), a apuração dos desfiles do Grupo Especial das escolas de Samba do Rio de Janeiro vai revelar a campeã da maior festa do planeta. A transmissão da divulgação das notas é um dos momentos mais aguardados pelo público.

Que horas começa a apuração 2023 do Carnaval RJ?

A partir das 16h (horário de Brasília), a Globo vai transmitir ao vivo a leitura das notas das escolas de Samba do Grupo Especial do Rio. O Globoplay, serviço de streaming do canal, e o G1, também vão exibir online e de graça.

Para assistir a apuração na TV aberta, é preciso verificar o número do sinal da emissora na sua região.

Entre domingo (19) e segunda-feira (20), 14 agremiações desfilaram enredos pela Marquês de Sapucaí: Império Serrano, Grande Rio, Mocidade Independente de Padre Miguel, Unidos da Tijuca, Salgueiro, Mangueira, Paraíso do Tuiuti, Portela, Vila Isabel, Imperatriz, Beija-Flor e Viradouro.

Quesitos da apuração do Carnaval

Ao todo são 10 quesitos que serão avaliados pelo júri técnico: Alegorias e adereços, Bateria, Comissão de Frente, Enredo, Evolução, Fantasias Harmonia, Mestre-Sala e Porta-Bandeira e Samba-Enredo.

A ordem dos quesitos foi previamente sorteada no início da tarde desta quarta-feira (22). A evolução será o primeiro critério de desempate para definir a campeã do Carnaval do Rio de Janeiro. Os jurados do quesito jugam o andamento do desfile e ordem das alas.

Em caso de desfile acelerado para não ultrapassar o tempo limite, a escola pode perde pontos. Falta de organização também é um fator determinante para a subtração.

Campeã do Carnaval de São Paulo

Na terça-feira (21), a Mocidade Alegre se tornou campeã do Carnaval 2023 de São Paulo. A escola de Samba conquistou seu 11º título e, ao lado da Nenê de Vila Matilde, se torna a segunda escola com mais vitórias. Vai-Vai é a maior campeã do Carnaval paulista: são 15 títulos.

A escola de Samba contou a história do primeiro samurai negro do Japão, Yasuke. O último título da agremiação foi conquistado em 2014.

Em 2022, a Mocidade Alegre ficou em segundo lugar. A Mancha Verde se tornou bicampeã.

Veja o TOP 7:

  • Mocidade – 270,0
  • Mancha Verde – 269,9
  • Império – 269,9
  • Tatuapé – 269,9
  • Dragões da Real – 269,8
  • Tom Maior – 269,8
  • Independente – 269,7