Jogo da Discórdia BBB 2023: Veja Tretas e Detalhes do Jogo de Hoje (Vídeo)

Reality show não teria tanta graça sem uma dose de discórdia, né? Por isso mesmo, a equipe por trás do Big Brother Brasil está sempre criando novas dinâmicas para esquentar as coisas na casa, como o Jogo da Discórdia BBB 2023.

Como o próprio nome sugere, o jogo serve para acentuar as desavenças entre os brothers (o que geralmente mais acontece) ou, em casos mais raros, ajudá-los a resolver velhas intrigas entre eles.

Jogo da Discórdia BBB 2023
Foto: Reprodução / TV Globo

Como funciona o Jogo da Discórdia BBB 2023?

Todas as segundas-feiras acontece o Jogo da Discórdia, ironicamente também chamado de ‘Reunião de Condomínio’, dada a sua dinâmica questionadora, incisiva e sem papas na língua.

Não raras são as discussões e contendas entre os participantes, aprofundando a divisão entre muitos deles e criando panelinhas que, por vezes, perduram durante todo o confinamento.

No jogo, alianças também são formadas à revelia de muitas discussões, fazendo com que o rumo do jogo vá mudando e o convívio seja abalado a cada semana.

Para essa dinâmica, todos os brothers se reúnem na sala e aguardam o início do jogo com o apresentador. Não se trata de algo fixo, uma vez que a produção busca testar os limites dos participantes para realmente causar discórdia.

De quebra, o jogo da discórdia serve para estimular o público a acompanhar como anda a relação entre os brothers e gerar “fogo no parquinho”.

Com mais potencial de gerar tumulto do que as provas semanais (do Líder e do Anjo) e as festas, esse momento de reunião consegue criar o caos dentro da casa.

Principais atividades do Jogo da Discórdia BBB 2023

Dinâmica do pódio

Em geral, o jogo é organizado de duas formas: com todos os brothers ou apenas alguns, escolhidos previamente.

A primeira dinâmica da discórdia já começa com os participantes escolhendo quem gostariam que estivesse dividindo o pódio com eles, com um brother de cada vez se exibindo em primeiro e os outros dois ocupando o segundo e terceiro lugares.

Ainda que seja uma descontração aparentemente boba, ela é capaz de despertar grandes discussões e picuinhas. Como um exercício psicológico e sociológico, é possível observar o comportamento dos participantes, suas fraquezas e como eles lidam com o isolamento e a rejeição.

Além disso, como a dinâmica do pódio acontece algumas vezes mais ao longo do confinamento, é possível observar se as escolhas dos brothers mudaram.

Jogador: melhor, pior ou mais sujo?

Outra atividade que gera tensão no Jogo da Discórdia é o “Melhor jogador, pior e jogador sujo”. Nela, cada brother tem sua vez de jogar e precisam apontar flechas coloridas para quem é o melhor jogador (flecha azul) o pior (vermelho), e quem está jogando sujo (verde).

Um ponto importante é que cada participante pode apontar a mesma pessoa para mais de uma categoria (como melhor jogador e jogador sujo, por exemplo).

Por se tratar de rótulos ofensivos, a geração de atrito é quase imediata entre os brothers.

Influenciável ou influenciador?

Uma das primeiras dinâmicas do confinamento, ela instiga os participantes que estão se conhecendo a rotular os demais como pessoas que influenciam ou são influenciadas.

Aqueles que são rotulados como influenciados acabam, invariavelmente, se ofendendo e buscando no futuro mudar seus próprios comportamentos. Afinal, ninguém gosta de ser visto como influenciável ou manipulado.

Maior aliado x maior ameaça

Dinâmica bastante esperada no Jogo da Discórdia BBB 2023, busca estimular os brothers a abrirem o jogo: quem eles consideram aliados e quem consideram ameaças para a permanência dentro da casa.

De quebra, a atividade fortalece as amizades já estabelecidas, ao passo que azeda o relacionamento e cria inimizades com os outros participantes vistos como rivais a serem batidos.

A partir daí, a formação de panelinhas se torna inevitável para contrapor forças no domingo, dia de formação do Paredão.

Toda segunda-feira, um novo ‘climão’

O primeiro Jogo da Discórdia BBB 2023 deve acontecer no dia 23 de janeiro, uma semana depois do início do confinamento. Nesse meio-tempo, os brothers já terão tido o mínimo de convívio para começar a – literalmente – julgar os demais participantes.

Portanto, esses primeiros sete dias são vitais para a formação dos primeiros grupinhos e a formação de vínculos entre os confinados. Quem aí já está ansioso para o primeiro fogo no parquinho?