Ex-participantes do The X Factor acusam programa de abuso psicológico

Cher Lloyd
Cher Lloyd (Reprodução)

Uma confusão se armou contra o programa The X Factor, considerado o maior celeiro de talentos do Reino Unido, e que já foi responsável por revelar nomes como Leona Lewis, One Direction, Little Mix entre outros. Antigos participantes estão indo até a mídia reclamar que o programa tinha um ambiente desfavorável, sendo pautado pelo medo muitas vezes.

Isso começou a acontecer depois que a dupla pop Jedward escreveu um desabafo no Twitter sobre sua experiência negativa no reality show e como ela se arrependem de não ter dito alguns palavrões para os jurados.

Cher Lloyd então se pronunciou para acusar o programa de “vender um sonho” a ela em um vídeo do TikTok que acabou viralizando.

Cher Lloyd
Cher Lloyd (Reprodução)

Após uma semana de alegações, a participante de 2010 Rebecca Ferguson exigiu um inquérito parlamentar sobre a indústria musical em geral pedindo regulamentações mais rígidas para proteger os artistas de serem “intimidados” por gerentes e agentes. Agora, de acordo com o jornal The Sun, mais duas estrelas do programa estão prontas para compartilhar sua experiência.

“Há muito tempo há rumores sobre coisas envolvendo abusos e ameaças legais, mas de repente alguns rostos bem conhecidos estão falando ao mesmo tempo sobre o assunto. Isso deu aos outros ex-candidatos a confiança para pensar em contar suas histórias também, e com isso outros grupos estão se reunindo. Alguns dos que se sentem explorados e alegam que foram abusados são extremamente conhecidos, mas sempre temiam que falar poderia acabar com suas carreiras. Isso parece estar mudando”, disse a fonte ouvida pelo jornal.

Um porta-voz do The X Factor disse ao jornal britânico Mirror: “O dever de cuidar de nossos concorrentes é de extrema importância para nós. Levamos o bem-estar muito a sério e temos medidas para garantir que eles sejam apoiados.”

Cher Lloyd, que terminou em quarto lugar na temporada de 2010, afirmou que acreditou no que venderam para ela sobre o sonho de cantar, aos 17 anos.

“Como eu pude ser tão ingênua? Eles me venderam o sonho só de me explorar. Disseram ‘querida você vai longe se você mexer a bunda e namorar alguém famoso. Se o disco decolar, nós vamos colocar dinheiro'”, relatou ela sobre os diálogos com os produtores.

Não é a primeira vez que ela fala sobre o programa. No ano passado, ela alegou ter sido ‘jogada aos lobos’ depois de receber ameaças de morte e injúrias raciais dos telespectadores.

Jedward
Jedward (Reprodução)

Os gêmeos John e Edward Grimes, mais conhecidos como Jedward, também se manifestaram no Twitter nesta semana sobre seu tempo no programa.  “Todos os participantes do The X Factor eram escravos do programa e recebiam zero enquanto eles [jurados] ganhavam milhões!”, alegaram os irmãos.

“O fato de que cada participante tem que agir como seu jurado o orienta é horrível, quando, na realidade, tudo o que eles se preocupam é com o seu salário!”

“‘Esta não é só a história que temos para contar. É uma visão de quão corrupta é a indústria da música! Estamos enviando coragem e força para todos os artistas serem muito mais f*das. Acaba agora. Fatos são fatos. Estamos nos colocando em uma posição muito perigosa falando! As vítimas na indústria da música precisam ser ouvidas! Os fãs sabem há anos! Os artistas estão à beira do colapso no final da turnê e tendo que agir como se tudo tá bem! Humanos não podem ser donos de artistas não devem ser possuídos! Transtornos alimentares e depressão são muito comuns na indústria da música e é porque ninguém se importa com a saúde mental do artista! Só o dinheiro!”

A dupla terminou o discurso dizendo que agora estava “casualmente esperando que os advogados viessem ameaçando”.

A ex-participante de 2010 Rebecca Ferguson também usou suas redes sociais como plataforma enquanto fazia campanha para um inquérito parlamentar sobre a indústria musical em geral. Rebecca disse que os artistas precisavam de proteção contra sistemas ‘arcaicos’ que até comprometeram sua saúde.

“Em um momento da minha carreira eu desmaiei três vezes em um dia, eu estava inconsciente. Minha cabeça bateu no chão. Nenhuma ambulância foi chamada. Esta é uma das muitas histórias. Essa é a realidade dos maus tratos de artistas, é por isso que eu luto”, disse ela aos seus seguidores.

Rebecca disse que já teve medo de falar, pois estava preocupada com o bem-estar de seus filhos Lillie, de 18 anos, e Karl, 16.

O The X Factor começou em 2004 no Reino Unido e foi exibido até 2018. Em 2019, voltou para uma edição especial mais curta com celebridades. O programa se tornou a maior audiência do sábado à noite no país, e espalhou sua marca para outros países como Estados Unidos, Itália, e até Brasil, que teve uma versão do X Factor exibida pela Band e pela TNT em 2016.