Fernanda Gentil se posiciona sobre atitude de PSG sobre ato racista

Fernanda Gentil (Reprodução/Instagram)
Fernanda Gentil (Reprodução/Instagram)

A jornalista Fernanda Gentil usou as redes sociais para comentar sobre a atitude dos jogadores do PSG e do Istanbul Basksehir que protestaram contra um ato racista de um árbitro de futebol contra um dos jogadores em campo.

No episódio, que foi visto por muitos como histórico no futebol, os jogadores se recusaram a continuar em campo após um juiz se referir a um jogador negro com um termo racista.

Em seu Instagram, Fernanda postou uma foto do estádio vazio e aproveitou para refletir sobre a atitude. A global comentou sobre a frequência que o racismo é visto em campo e nada é feito.

“Eu sempre disse que, pra mim, o esporte é o meio com os valores mais nobres que já vi; no esporte a gente fala de disciplina, educação, respeito, fair play, saúde, espírito de grupo, entre outros… até o sonho de trabalhar com esportes veio da vontade de nunca me afastar desses princípios”, iniciou.

“Por muitas vezes, infelizmente, vemos cenas e episódios que em nada lembram a essência do esporte. Isso dói. Hoje, porém, vimos esse lugar sendo o que ele nasceu pra ser – um espaço democrático. Isso mata de orgulho. A regra ali dentro é muito simples: ou é pra todas as cores, classes e credos, ou não é pra ninguém. Se for pra ser só de uns e não de outros, que tirem a bola. Que saiam de campo. Que parem o jogo. Foi o que aconteceu.”, continuou ela.


A apresentadora do Se Joga afirmou que se emocionou com a atitude dos esportistas e destacou que o ato é único até então: “E eu estou aqui, emocionada, com a honra de estar vivendo para ver a história ser feita. Parabéns aos jogadores e comissões”.

“Vocês provaram hoje que ‘rivalidade’ é mesmo honrar a camisa enquanto o nosso objetivo for local. Quando ele é universal e urgente, passa a ser ‘humanidade’. Assim foi a atitude de vocês: completamente humana. Assim deveria ser a luta contra o racismo: uma batalha de todos. Aliás o campo vazio e o jogo da Liga dos Campeões suspenso são a prova de que a batalha é dura sim, mas cada vez tem mais gente do lado certo dela, finalizou.

Nos comentários, os seguidores da loira também aproveitaram para refletir sobre a situação. “Foi algo real e necessário. Não da mãos pra viver num Mundo com tanta intolerância. #jabasta”, disse. “Eles fizeram a parte deles e assim um mundo melhor vai sendo construído. sigamos juntos! é de emocionar mesmo!”, declarou outra.