Glória Perez critica novo formato da Globo: “Não é mais novela”

Glória Perez criticou formato de obras fechadas da Globo (Foto: Reprodução/TV Globo)
Glória Perez criticou formato de obras fechadas da Globo (Foto: Reprodução/TV Globo)

Glória Perez considerou difícil a nova forma que a Globo adotou para a gravação das novelas e avaliou o formato como problemático. A autora, que escreve uma nova trama para a faixa das 21h, considerou que desse novo jeito “não é mais novela”.

Em conversa com o jornalista Luis Erlanger em live no Instagram, Glória falou sobre a forma que a emissora carioca vem adotando para gravar novelas. Ela reprovou o formato com tramas indo ao ar já totalmente gravadas.

“Eu acho que novela fechada não é mais novela. A característica básica é ser obra aberta, esse grande diálogo com o público. Eu acredito que isso foi por causa do vírus [covid-19], mas não acredito que isso permaneça”, opinou a escritora.

Glória Perez reprova mudança na Globo

Por causa da pandemia, a direção de dramaturgia, liderada por José Luiz Villamarim, determinou a estreia de Nos Tempos do Imperador, Um Lugar ao Sol e Quanto Mais Vida Melhor somente quando todos os capítulos estivessem finalizados.

De acordo com Glória, é trabalhoso uma novela fora do formato tradicional, em que o novelista observa a reação do público conforme a história é exibida e faz as mudanças necessárias.

“Você escrever 180 capítulos sem poder mudar nada… não dá pra voltar pra trás. É muito difícil!“, declarou ela.

Nova novela

Atualmente, a autora está desenvolvendo uma nova novela das nove para a Globo. Com o título provisório de Travessia, a trama vai falar sobre novas tecnologias e terá um núcleo em Portugal. O elenco já começou a ser montado e Giovanna Antonelli está escalada para um dos principais papéis.

Fora do ar desde 2017, quando encerrou A Força do Querer, a novelista de 72 anos está revivendo um de seus maiores sucessos, O Clone. O folhetim está em reprise no Vale a Pena Ver de Novo, nas tardes da Globo.

Alegria, muita alegria de revisitar esse universo. E acho que esse é um dos motivos que levam o público a gostar tanto de rever novelas. Durante um tempo das nossas vidas convivemos com os dramas daqueles personagens, eles se tornam íntimos de nós. Revê-los é revisitar também um tempo do nosso passado. ‘O Clone’ foi um trabalho maravilhoso de fazer, era uma equipe tão unida, tão apaixonada. Isso transparece na tela, disse.

“O ser humano é essencialmente o mesmo, desde que o mundo é mundo. Seus instintos básicos estão ali. Cada época valoriza algumas dessas características e reprime outras, mas a essência não muda. É nisso que eu foco. Acredito que quando você consegue tocar o humano, as histórias se tornam atemporais. Podem ser compreendidas em qualquer época e por culturas muito diferentes”, afirmou Glória Perez.