ATENÇÃO! Governo emite alerta sobre fake news ligada ao Bolsa Família

Bolsa Família
Bolsa Família (Foto: Reprodução/Ministério da Saúde)

O Bolsa Família é um programa que atualmente beneficia milhões de brasileiros que vivem nas classes sociais mais baixas do país. Muitos, inclusive, vivem na linha de extrema pobreza.

Por ser um grupo mais vulnerável, as chances dessas pessoas checarem as notícias que chegam até elas são bem baixas. Muitas nem sabem o que significa fake news, que acabam chegando por parte de um parente ou vizinho.

Saiba como reconhecer quando uma notícia é falsa

A Agência Nova/SB fez uma pesquisa recente chamada Check Up Fake News, e constatou que as principais postagens falsas feitas nas redes sociais entre março e maio, vinculadas à Bahia, estavam ligadas ao pagamento do Bolsa Família.

A pesquisa afirmou ainda que as desinformações eram publicadas em veículos jornalísticos, algo que chamou a atenção. E parte das postagens falavam sobre supostos cortes no benefício do governo.

O governo realmente barrou o benefício para algumas pessoas que estavam recebendo renda superior a permitida. Portanto, as famílias que realmente precisam do benefício são os maiores alvos do compartilhamento de fake news.

Levando em consideração 119 mil postagens diárias feitas nas redes sociais, a pesquisa identificou 6.400 posts fakes sobre o Nordeste, sendo que 192 tinham os nomes Bahia ou Salvador no texto.

O principal motivo desses números é que os estados nordestinos são os que mais se beneficiam do programa. Só na Bahia, são mais de 2,5 milhões de famílias que recebem o Bolsa Família.

Outra razão é que o Nordeste foi a região que mais votou no atual presidente do país, Lula (PT). Por isso, os veículos criam notícias falsas em busca de cliques, entendendo que o público quer saber mais sobre o governo.

O portal FDR listou algumas dicas para reconhecer o que é uma fake news. Confira:

  • Notícias falsas vem com erros de digitação ou discordância verbal;
  • O texto não menciona fontes nem sobre onde os dados foram coletados;
  • Os títulos focam apenas em chamar atenção do leitor, com palavras em destaque;
  • Políticos ou celebridades são sempre colocados como destaque;
  • As notícias costumam ser compartilhadas nas redes sociais;
  • Na maioria das vezes, é difícil ler a notícia devido a quantidade de publicidade na página.