Juliana Alves fala sobre beijo em ator transexual na Globo

Bernardes de Assis (Catatau) e Juliana Alves (Renatinha) em Salve-se Quem Puder (Foto: Reprodução/TV Globo)
Bernardes de Assis (Catatau) e Juliana Alves (Renatinha) em Salve-se Quem Puder (Foto: Reprodução/TV Globo)

Juliana Alves comentou sobre momento marcante na Globo. Em Salve-se Quem Puder, sua personagem, Renatinha, protagonizou um beijo com Catatau, personagem interpretado pelo ator transexual Bernardo de Assis.

A atriz usou seu perfil no Instagram para falar da cena que foi ao ar na novela das sete nesta quarta-feira (14). Empolgada com o momento, a atriz comemorou o acontecimento nas redes sociais. “Qual a força do beijo?”, iniciou ela.

“Grande símbolo do amor, o beijo pode representar muito mais que um gesto de carinho. Um beijo pode ser transformação e também luta.

Me sinto muito honrada em fazer parte dessa cena emblemática na história da teledramaturgia: o primeiro beijo entre um homem trans e uma mulher cis em uma novela brasileira. O primeiro beijo trans interracial na nossa televisão aberta. É gratificante para mim, enquanto atriz, poder usar o meu trabalho para trazer representatividade e ajudar a normalizar o amor em todas as suas formas”, disse Juliana.

“Por que esse beijo é tão simbólico? Em um país que aumentou a violência contra mulheres negras e no país que mais mata pessoas LGBTQI+ no mundo, essa cena simboliza o reconhecimento do nosso direito de ter uma vida digna e de ser feliz”, declarou ela.

“Reverencio Glamour Garcia (atriz do primeiro beijo trans-cis na televisão brasileira), Rogéria (primeira pessoa trans na TV do país) e, principalmente, meu companheiro de cena Bernardo de Assis, que emprestou todo seu talento ao Catatau para tornar possível esse trabalho incrível!, comemorou ela.

Por fim, Juliana Alves exaltou o clima e pediu que todos sejam respeitados. “A igualdade e o respeito deve ser uma luta de todes! Vamos juntes!”, finalizou.

Parceiro de cena, Bernardo de Assis celebrou o momento. “O amor ainda é possível”, comentou o ator. “Amor é amor!”, afirmou Juliana Paiva, que interpreta Luna, uma das protagonistas de Salve-se Quem Puder.

Juliana Alves lamenta dificuldade de artistas

Recentemente, Juliana comentou sobre a situação do Brasil em meio à pandemia e lamentou a situação de artistas que estão passando por dificuldades.

“A gente vê tantos colegas que dependem exclusivamente da arte, de maneira geral, sendo desvalorizados. Muitos estão perdendo a possibilidade de levar o básico para suas famílias por conta da pandemia e também por conta da circunstância política que não favorece a cultura”, desabafou Juliana Alves.