Luísa Sonza se retrata, reconhece racismo e pede desculpas

Luísa Sonza
Luísa Sonza (Imagem: Reprodução/Instagram)

Luísa Sonza se pronunciou através de suas redes sociais nesta quarta-feira (5), sobre a polêmica envolvendo o processo de injúria racial que ela vinha enfrentando. Após responder na Justiça as acusações, a cantora compartilhou uma retratação formal e pediu desculpas publicamente.

De acordo com Luísa, o texto de retratação foi feito juntamente com a mulher que a processou. Na publicação, a artista reconhece que o gesto em que pediu para a mulher lhe levar água “traduziu um ato de reprodução do racismo estrutural”.

Leia o texto da retratação de Luísa Sonza na íntegra:

Texto de retratação de Luísa Sonza (Foto: Reprodução/Instagram)
Texto de retratação de Luísa Sonza (Foto: Reprodução/Instagram)

Luísa Sonza pediu desculpas

Na sequência, Luísa Sonza gravou uma série de vídeos pedindo desculpas a Sra. Isabel e a todos que se sentiram ofendidos com sua atitude. A cantora também explicou sobre sues pronunciamentos anteriores e ressaltou seu compromisso em não reproduzir práticas racistas.

“Estou aqui agora com tudo resolvido e sendo feito da maneira que eu acreditava ser correta em relação a tudo isso. Não via sentido de vir aqui pedir uma desculpa só para me livrar de uma culpa. Acho que seria de extrema hipocrisia da minha parte. A partir do momento em que comecei a entender tecnicamente essa situação e me aprofundar nesse assunto.”, iniciou ela.

Luísa disse que entendeu que esse processo não era sobre a indenização, mas sobre o direito e o desespero de ser ouvida por uma situação que acontece diariamente com as pessoas. “E que a gente faz o tempo todo sem nem saber que está fazendo”, reforçou.

“Minha decisão a partir do momento em que entendi tudo isso foi primeiro resolver todas as questões com a Isabel, conversar, ouvir e pedir desculpas diretamente. E também resolver isso judicialmente, que é a forma correta.”, explicou a cantora.

A artista prosseguiu falando que se sente feliz por ter resolvido essa questão com a mulher que a processou e reforçou se pedido de desculpas, não apenas à Isabel, mas também “a toda a comunidade preta e a todo mundo que sofre com racismo estrutural”, disse ela.

Pronunciamentos anteriores

Luísa também se desculpou a respeito de pronunciamentos anteriores, principalmente de um realizado em 2020, quando alegou que o caso se tratava de uma mentira. A cantora esclareceu que o post era referente ao que estava saindo na mídia e não ao seu ato racista.

“Eu fiquei sabendo disso [do processo] por uma matéria distorcida, alegando que eu estava sendo processada por crime racial por ter dado um tapa numa pessoa preta. Isso é mentira. A gente se posicionou na época em relação a essa notícia, e na época estavam saindo várias outras fake news.”, ressaltou.

A famosa reconheceu que estava lidando de maneira errada com situação e sem entender a parte humana. “Muita coisa foi deturpada, o que só ocasionou mais dor e sofrimento para a Isabel, o que me entristece demais”, completou.

Luta contra o racismo

Em seus Stories, Luísa Sonza também publicou vídeos reforçando sua responsabilidade na luta contra o racismo. “A nossa educação, nossa sociedade e nossa estrutura inteira são racistas.”, lamentou.

“A Justiça sempre vai estar do lado do branco. Isso é uma problemática que vai além de qualquer intenção individual nossa. O racismo estrutural está entranhado na sociedade. E tem que partir de atos como esse da Isabel, de tomar essa atitude. Porque é a forma que ela poderia ser ouvida e olhe lá!”, afirmou.

A cantora mencionou a responsabilidade de mudar essa estrutura e ressaltou que é necessário atitudes individuais para combater o racismo. “Isso é muito triste. Eu também fico decepcionada comigo mesma de não ter entendido e buscado isso antes.”, admitiu.

“Mas que sirva de alerta para as pessoas entenderem isso a fundo. Para não repetir o mesmo erro que eu cometi. Mil desculpas. Saibam que eu não quero que isso tenha um ponto final ou que eu nunca mais fale sobre esse assunto. Agora é mais ainda uma responsabilidade minha falar sobre isso e ser uma pessoa de fato antirracista. Que tenta da melhor forma não contribuir para que isso siga existindo”, finalizou.