MasterChef alavanca a Band com cota de até R$ 135 milhões

Ana Paula Padrão no MasterChef (Foto: Carlos Reinis/Band)
Ana Paula Padrão no MasterChef (Foto: Carlos Reinis/Band)

A Band tem o MasterChef como sua “galinha dos ovos de ouro” e pretende continuar faturando alto com o programa. A temporada 2022 do reality culinário está disponível no mercado e os valores das cotas de patrocínio chegam a R$ 135 milhões.

Depois da chegada de Faustão no horário nobre, a Band vai alavancar a faixa noturna com a 9ª edição do MasterChef, que estreia em breve. O canal paulista colocou à venda no mercado publicitário as cotas de patrocínio com sete modalidades e o Entretê teve acesso aos valores.

Reality rende alto

A cota “Mercado” é a mais cara, saindo por pouco mais de R$ 134,8 milhões. Essa modalidade é a mais completa e só pode ser adquirida por uma marca. Band está comercializando ainda cinco cotas master pelo valor de R$ 98,1 milhões, de acordo com o preço de tabela.

A emissora colocou à venda para até oito anunciantes a cota “Chef”, que custa R$ 40,2 milhões cada. Outra forma de patrocínio mais em conta é o “Top 5”, que sai por R$ 18,8 milhões. A cota “Participação” pode ser comprada por R$ 12,7 milhões.

As outras duas modalidades de cotas a “SP1”, pelo custo de R$ 11,3 milhões, e a regional, que varia de acordo com a região do país. A Band também está vendendo pacotes avulsos.

Uma ação integrada, por exemplo, custa mais de R$ 2,6 milhões. Já para uma ação especial, o valor é de R$ 4,4 milhões. Vale lembrar que os valores são preços de tabela, que contam com descontos generosos. O programa de Faustão, por exemplo, tem descontos de até 84%.

MasterChef dois em um

A Band aposta em uma reformulação para tentar dar uma sobrevida ao programa. Nos últimos anos, o MasterChef tem sentido os efeitos do desgaste do formato, com sucessivas quedas de audiência. O que tem mantido a atração é o alto faturamento.

A 9ª temporada do reality culinário será uma espécie de duas em uma. A competição será iniciada com 16 participantes amadores e terá final com um vencedor. Em seguida, começará uma nova disputa com 12 participantes profissionais, que vão competir pelo título de MasterChef Profissional.

Ao todo, serão 26 episódios. A parte com competidores amadores terá 17 episódios. Já a com participantes profissionais, serão 09 episódios. A apresentação continua a cargo de Ana Paula Padrão ao lado dos chefs Erick Jacquin, Henrique Fogaça e Helena Rizzo.

A expectativa da Band é que a mudança no MasterChef seja suficiente para trazer de volta pelo menos parte do público que a atração perdeu nos últimos anos.