MasterChef sofre mudança após fiasco e será “dois em um” em 2022

Ana Paula Padrão no estúdio do MasterChef (Foto:Carlos Reinis/Band)
Ana Paula Padrão no estúdio do MasterChef (Foto:Carlos Reinis/Band)

A temporada 2022 do MasterChef terá mudanças na Band. Na tentativa de dar um novo gás ao reality culinário, a emissora vai apostar em alterações no programa, com a mistura de amadores e profissionais e duas finais.

A Band anunciou as mudanças no programa em um plano comercial enviado ao mercado publicitário. O Entretê teve acesso ao documento que detalha como será a nova dinâmica da atração neste ano.

Duas temporadas em uma

O MasterChef 2022 contará com um total de 26 episódios e ficará em torno de seis meses no ar. Desse total, haverá duas temporadas em uma. Serão 17 episódios com participantes amadores e 09 com profissionais.

A dinâmica da temporada funcionará da seguinte forma. A disputa começará com 16 participantes amadores e terá a final com um vencedor. Na sequência, iniciará uma nova disputa com 12 participantes profissionais, que vão disputar o título de MasterChef Profissional.

Essa será a 9ª temporada do MasterChef Brasil. A Band ainda não informou a data de estreia da nova edição.

Band tenta salvar MasterChef

O reality, que é uma verdadeira “galinha dos ovos de ouro” da Band, vem enfrentando queda de audiência nos últimos anos. Por causa do grande sucesso de ibope, faturamento e repercussão, a emissora produziu várias temporadas em sequência, o que levou a um desgaste natural do formato.

A primeira temporada do MasterChef Brasil estreou em 2015. Desde então, foram oito temporadas somente com amadores. Isso sem contar edições com Profissionais, a versão Júnior e ainda o especial A Revanche.

O formato teve crescimento desde a estreia no país, quando fechou a primeira temporada com 4,5 pontos. A segunda edição foi a de maior audiência, com 7,1 pontos. A terceira temporada marcou 6,0 pontos e a quarta manteve os números, com 6,1.

A queda de ibope do reality culinário começou na 5ª temporada, em 2018, quando caiu vertiginosamente e alcançou 4,8 pontos. No ano seguinte, uma nova queda e apenas 3,6 pontos.

Em 2020, conquistou 3,1 pontos. No ano passado, os 24 episódios da 8ª temporada registraram míseros 2,3 pontos, a pior audiência da história do formato no Brasil.

Neste ano, a Band aposta em uma reformulação na tentativa de dar sobrevida ao programa que é um dos maiores sucessos de sua programação. Mesmo com a queda de audiência, a atração continua tendo um alto faturamento.

A expectativa da emissora é de que a mudança no MasterChef consiga trazer de volta pelo menos uma parte do público perdido. O programa vai seguir sob o comando de Ana Paula Padrão com os chefs Erick Jacquin, Henrique Fogaça e Helena Rizzo.