Meghan Markle revela que foi alvo de racismo dentro da família real

Meghan Markle e Príncipe Harry (Reprodução/CBS)
Meghan Markle e Príncipe Harry (Reprodução/CBS)

A duquesa de Sussex, Meghan Markle, revelou um episódio de racismo que acabou passando dentro da família real. A esposa do príncipe Harry afirmou que a realeza se preocupou com o ‘quão escura’ seria a pele de seu filho.

Em entrevista concedida à apresentadora Oprah Winfrey exibida neste domingo (7), a atriz e seu marido abriram a intimidade do casal e comentaram sobre as mais variadas polêmicas enfrentadas com os integrantes da família real britânica.

“Naqueles meses em que estava grávida tivemos uma série de conversas sobre ‘ele não teria segurança, ele não teria título’ e também preocupações e conversas sobre o quão escura sua pele ficaria quando ele nascesse”, revelou Meghan.

Vale destacar que desde o último mês o casal tem demonstrado insatisfação com a família. Em comunicado enviado à imprensa, Harry e Meghan contaram que romperam os laços profissionais com a família real, não trabalhando mais como membros da monarquia.

Após a alta repercussão do caso, Oprah se pronunciou nesta segunda-feira (8), sobre a fala sobre racismo sofrido por Meghan e destacou que o caso discriminatório não partiram nem a rainha Elizabeth II e nem o príncipe Philip. A apresentadora contou que o pronunciamento foi um pedido que partiu do próprio Harry.

Reação de famosos

A entrevista do casal real gerou as mais diversas reações pelo mundo. Através de suas redes sociais, muitos famosos se pronunciaram e demonstraram apoio pelo que Meghan acabou enfrentando ao entrar para a monarquia.

A tenista Serena Williams foi uma delas. A esportista falou sobre o quanto já sofreu com situações parecidas com a de Meghan, onde pessoas se aproveitam de mulheres negras para destilar preconceito e boicotes.

“Meghan Markle, minha amiga altruísta, vive sua vida – e lidera pelo exemplo – com empatia e compaixão. (…) Conheço em primeira mão o sexismo e o racismo que as instituições e os meios de comunicação usam para difamar mulheres e negros para nos minimizar, nos destruir e nos demonizar”, disse Serena.

Amanda Gorman comparou o que Meghan tem passado com a princesa Diana, mãe de Harry.

“Meghan está vivendo a vida que Diana deveria ter vivido, se ao menos aqueles ao seu redor tivessem sido tão corajosos quanto ela. Meghan não está vivendo uma vida sem dor, mas uma vida sem prisão. Este não é o final ‘feliz’ da princesa de Meghan. Mas às vezes as decisões que mais nos magoam não têm a ver com felicidade, mas com cura. Não está claro se isso mudará a família real, mas a força de Meghan certamente redefinirá a família. Pense nas mulheres que serão inspiradas a defender suas vidas, os parceiros que serão mais gentis e corajosos.”