Pantanal salta 20 anos no tempo, tem morte de Maria e farsa

Juma Marruá (Allanis Guillen) e Maria Marruá (Juliana Paes) na segunda fase de Pantanal (Foto: TV Globo/João Miguel Jr.)
Juma Marruá (Allanis Guillen) e Maria Marruá (Juliana Paes) na segunda fase de Pantanal (Foto: TV Globo/João Miguel Jr.)

A segunda fase da novela Pantanal se inicia com uma passagem de tempo de 20 anos e fortes acontecimentos. Juma Marruá (Alanis Guillen) sofre a morte da mãe, Maria (Juliana Paes), enquanto Jove (Jesuíta Barbosa) vive uma farsa.

Mesmo tanto tempo depois, Maria e Juma se destacam pela força e coragem, e continuam não confiando em ninguém. Mas o perigo volta a rodear a família, que acaba atingida por uma nova tragédia.

A 2ª fase de Pantanal

A chegada de Lúcio (Erom Cordeiro) e Rute/Muda (Bella Campos) ao Pantanal prova que as duas estão certas por desconfiarem de todos. A dupla chega na chalana de Eugênio (Almir Sater). O jagunço até tenta convencer Rute a desistir da vingança, mas é ignorado. Sem sucesso, ele abandona a jovem sozinha com seu plano.

Assim que Rute chega na tapera de Maria e Juma, não há ninguém por lá. Mas ela é surpreendida por Maria, que a encurrala com sua arma em mãos e questiona o que a moça está fazendo no local. Apavorada, Rute perde a fala e fica calada.

A jovem vingativa é salva por Juma, que intervém e pede que a mãe tenha calma. Como não fala nada, Rute passa a ser chamada de Muda. Surpreendentemente, Maria e Juma a abrigam na tapera.

Maria Marruá morre assassinada

Certo tempo depois, Maria está num momento sozinha e distraída perto do rio, quando escuta que há alguém atrás dela. Arrependido de ter abandonado Rute em seu plano de vingança, Lúcio aparece para a “mulher bicho” dizendo que seguiu o rastro de sangue deixado por Gil (Enrique Diaz) desde o Sarandí.

Maria Marruá (Juliana Paes) morre e Juma (Alanis Guillen) chora em Pantanal (Foto: Divulgação/TV Globo)
Maria Marruá (Juliana Paes) morre e Juma (Alanis Guillen) chora em Pantanal (Foto: Divulgação/TV Globo)

Maria logo percebe que Muda está junto do jagunço. Lúcio aponta a arma para atirar contra Maria, que se transforma em onça e voa para cima do inimigo. Ele luta com toda sua força durante o embate até que consegue atirar em Maria.

Assim que ouve os tiros, Juma sai correndo à procura da mãe. A jovem encontra Maria já morta, após ser assassinada pelo jagunço. Até mesmo Muda, que é a responsável pelo crime, se comove ao lado de Juma.

A farsa de Jove

Jove (Jesuíta Barbosa) em Pantanal (Foto: Divulgação/TV Globo)
Jove (Jesuíta Barbosa) em Pantanal (Foto: Divulgação/TV Globo)

Já no Rio de Janeiro, nos dias atuais, Jove (Jesuíta Barbosa) aparece jovem. Ele não se dá bem com a mãe, Madeleine (Karine Teles), e tem uma relação de afeto com a tia Irma (Camila Morgado).

O rapaz cresce acreditando que seu pai, José Leôncio (Renato Góes/Marcos Palmeira) morreu. Madeleine inventou a mentira para separar pai e filho, e manteve a farsa durante todos esses anos.

O que Jove não imagina é que o pai que ele acredita estar morto é quem sustenta todos os seus caprichos de sua vida no Rio de Janeiro. Apesar de estar ausente na vida do filho, José Leôncio nunca deixou de mandar uma pensão para a ex-mulher.

Assim se inicia a nova era se inicia em terras pantaneiras. Em todo o seu esplendor, o Pantanal continua sendo vigiado e guardado pelo Velho do Rio (Osmar Prado), assim como na primeira fase.