Paulo Vilhena revela lado ruim de viver personagem em Império

Paulo Vilhena precisou passar por tratamento após o fim da novela Império, na Globo (Foto: Reprodução/Instagram)
Paulo Vilhena precisou passar por tratamento após o fim da novela Império, na Globo (Foto: Reprodução/Instagram)

Paulo Vilhena confessou que precisou de ajuda profissional após seu personagem em Império, a atual reprise da faixa das 21h. Na trama de Aguinaldo Silva, ele interpreta o esquizofrênico Domingos Salvador.

Em entrevista à Caras, o ator revelou o lado ruim de viver o personagem, que fez sucesso na exibição original de Império, em 2014. Ele contou que acabou ficando com algumas características que faziam parte do esquizofrênico da novela das nove da Globo.

Mais de seis anos depois do fim da trama, que terminou em março de 2015, Vilhena convive com problemas. Ele revelou que gatilhos do personagem não o deixaram após o fim das gravações e que atualmente ainda tem algumas atitudes parecidas com as que Salvador tinha.

Foi bem difícil e ainda é. Eu acabei criando, no meu subconsciente, gatilhos para acessar o personagem e, quando a novela acabou, os gatilhos não me deixaram”, contou ele.

O ator relatou que em alguns momentos ainda percebe que tem os trejeitos do personagem. “Ele tinha um lance de movimento quando ficava nervoso, e às vezes ainda me pego nisso, piscando. São resquícios que eu levo, mas é a dor e a delícia do ofício, admitiu.

Ainda na entrevista, Vilhena disse que seria importante atores receberem acompanhamento depois de trabalhos na TV. Isso porque, para interpretar um personagem é preciso mergulhar na personalidade que será defendida no papel em questão.

Paulo Vilhena saiu da Globo

Depois de 23 anos, Paulo Vilhena não é mais contratado da Globo. Ele anunciou sua saída da emissora carioca no início de julho, quando o contrato venceu e não foi renovado. O próprio ator deu a informação em seu perfil no Instagram e agradeceu por sua trajetória na Globo.

Fim. 23 anos depois, essa etapa da nossa relação termina. Grato pelo aprendizado e pelas histórias que contamos juntos, alegrando e emocionando os telespectadores”, escreveu.

“Várias novelas, séries, programas apresentados; alguns grandes amigos, muitos colegas e Roberto Talma. Nossa história foi intensa e muito bem vivida. Nos vemos qualquer hora. Com respeito e carinho, Paulinho Vilhena. 01/07/2021″, completou ele.

A última novela de Paulo Vilhena na Globo foi O Sétimo Guardião (2018). Atualmente, além de poder ser visto na reprise de Império, o ator também aparece em outras duas novelas. Ele está no ar como o misterioso Evandro em Pega Pega (2017), reprisada na faixa das 19h, e também como o mauricinho Fred na reexibição de Paraíso Tropical (2007), no Viva.