Revelado o segredo das batatas fritas crocantes do Burguer King

Batatas fritas do Burguer King
Batatas fritas do Burguer King (Foto: Divulgação/Burguer King)

As batatas fritas são uma das opções de acompanhamento mais populares nas redes de fast food em todo o mundo. Elas são um complemento perfeito para hambúrgueres, sanduíches e outros pratos oferecidos nessas redes.

Um detalhe que muitas pessoas já observaram, entretanto, é que as batatas possuem variações, tanto no sabor, quanto na crocância, de uma restaurante para outro.

Isso ocorre, pois, embora existam algumas características gerais que auxiliam na textura e sabor crocante das batatas fritas, cada rede de fast food possui suas próprias variações e métodos de preparo. É o caso, por exemplo, do Burguer King.

Qual o segredo das batatas fritas crocantes do Burguer King?

O Burger King é uma das redes de restaurantes de fast food especializados em hambúrgueres mais conhecidas no mundo. Em seu cardápio, oferece uma variedade de sanduíches, batatas, refrigerantes e outros produtos.

No caso das batatas, o aspecto crocante é algo que sempre desperta curiosidade nos clientes. Isso porque, geralmente, quando tentam fazer o produto em casa, não fica com o mesmo sabor ou crocância.

A verdade, entretanto, é que, realmente o Burger King possui um processo específico para fazer suas batatas fritas crocantes.

Vale lembrar que, esse processo é algo que se inicia com a empresa fornecedora do produto, a McCain. A empresa, inclusive, é a mesma que fornece batatas para outras redes como McDonald’s e Outback, de acordo com a revista IstoÉ Dinheiro.

A empresa prioriza por uma seleção de batatas frescas de alta qualidade, que são lavadas, descascadas e cortadas em formato de palito usando máquinas especializadas. Outros processos envolvem o enxágue, pré-cozimento e congelamento.

Ou seja, as batatas chegam às redes de fast food quando já estão congeladas. Os processos finais, que incluem a fritura, escorrimento e tempero, é o que varia de uma franquia para outra.

No caso do Burger King, a fritura final acontece em uma temperatura alta para garantir que as batatas fiquem crocantes por fora e macias por dentro. Após isso, elas são retiradas do óleo e escorridas para remover o excesso de gordura. Em seguida, são temperadas com sal ou outros temperos, de acordo com a preferência do cliente.

Como fazer batata frita crocante e sequinha em casa?

Caso você deseje fazer sua batata frita crocante usando o produto fresco, o processo é um pouco diferente. Em 2021, o youtuber Leonardo Abreu publicou um vídeo ensinando uma receita de como obter uma batata frita crocante e sequinha, com aspecto muito semelhante ao das redes de fast food.

Em seu preparo, ele usou a batata asterix (que possui casca rosada). Essa é a mais indicada para quem deseja fritar o produto e obter um alimento crocante. Na sequência, ele cortou o vegetou em palitos, lavou em água corrente e secou com um pano limpo.

Na sequência, Leonardo Abreu fez uma pré-fritura das batatas em temperatura de 160º, para que elas “cozinhassem” por dentro. Depois, fez uma nova imersão das fritas em óleo extremamente quente (190º), para criar o aspecto de crocância. O youtuber ainda deu uma dica ao sugerir que o produto seja congelado ou esfrie antes da segunda fritura.

Confira o vídeo de Leonardo Abreu no YouTube: