SBT planeja novos programas em meio à sua maior crise

Silvio Santos em seu programa no SBT (Foto: Reprodução/SBT)
Silvio Santos em seu programa no SBT (Foto: Reprodução/SBT)

Em meio à maior crise de audiência de sua história, o SBT está planejando novos programas para alavancar a programação. A emissora teve uma queda assustadora em seu ibope e as tentativas de recuperação frustraram.

A direção da rede de Silvio Santos tem em planejamento novas atrações para incrementar a grade do canal ainda neste ano. Ainda não se tem detalhes dos novos projetos, que estão em fase de análise.

SBT estuda novidades

Em entrevista coletiva virtual nesta semana, da qual o Entretê esteve presente, o diretor de planejamento artístico e criação, Fernando Pelegio, revelou que novos programas estão em estudo. “É uma vontade sim [ter novas atrações], mas eu não posso falar sobre esses novos programas, disse o executivo.

O lançamento dos novos produtos na programação, no entanto, ainda depende da alta cúpula do SBT. Os diretores vem tentando conseguir a aprovação dos programas.

“Estamos conversando lá em cima [na direção]. Vamos ver se aprova. Estamos nos preparando e vamos ver se conseguimos a aprovação”, revelou Pelegio.

Além da direção do SBT, claro, os novos programas terão que receber o aval de Silvio Santos, como já é de praxe. Depois da aprovação dos executivos, é o dono do baú quem dá a palavra final sobre novas atrações.

Entre os horários que podem receber novas atrações está a faixa das 21h30 aos sábados. O Esquadrão da Moda, que passa a ocupar o horário a partir deste sábado (19), ao contrário do que acontecia anteriormente, não será fixo na programação.

De acordo com o SBT, o reality de moda contará com pouco mais de vinte episódios. Com isso, a previsão é de que a nova temporada do programa seja encerrada entre julho e agosto.

Crise de audiência

Desde o ano passado, a emissora de Silvio Santos vem enfrentando uma grave crise de audiência em todas as faixas horárias. A situação mais crítica é no período da tarde, onde fica com índices entre 1 e 3 pontos, sendo constantemente ameaçada ou derrotada pela Band.

É uma situação que tem preocupado a direção do SBT. As últimas mudanças na grade foram realizadas no início de janeiro, quando a grade vespertina foi reformulada, e o resultado foi o inverso do esperado. Ao invés da audiência subir, caiu ainda mais.

Até por essa situação, o SBT já anunciou uma nova mudança na programação a partir da próxima semana. A emissora busca reestruturar a grade no período da tarde e aos fins de semana.