Selton Mello fica surpreso com história de novela da Globo

Selton Mello vive Dom Pedro II em Nos Tempos do Imperador, próxima novela das seis da Globo (Foto: TV Globo/Paulo Belote)
Selton Mello vive Dom Pedro II em Nos Tempos do Imperador, próxima novela das seis da Globo (Foto: TV Globo/Paulo Belote)

Protagonista de Nos Tempos do Imperador, Selton Mello disse ter ficado intrigado com a história da nova novela das seis da Globo. O ator, que interpreta Dom Pedro II no folhetim, comentou ainda sobre o fato do personagem ter muitas coisas sem respostas.

Em coletiva virtual sobre a trama das 18h, Selton comentou sobre seu protagonista. “Eu não me lembrava, da época da escola, de tantos detalhes da história do Dom Pedro II. Quando li alguns capítulos que o Vinícius [Coimbra, diretor artístico] me mandou, no começo, fiquei muito intrigado, confessou.

“Ele foi um personagem tão importante na história do Brasil e não foi tão retratado quanto Dom Pedro I. É um personagem que eu lia e ficava muito encafifado sobre o que ele estaria pensando ao dizer ou viver certas coisas. Li várias biografias e é muito interessante que essas obras não têm respostas para muitas coisas, contou o ator.

O caminho da trama

Selton Mello revelou que os autores de Nos Tempos do Imperador, Thereza Falcão e Alessandro Marson, seguiram o caminho de levar ao telespectador questionamentos sem respostas.

“A Thereza e o Alessandro seguiram também essa pegada de levantar mais perguntas do que respostas, o que eu acho muito interessante, pois cumpre o papel da arte, que é levar entretenimento e reflexão, favorecendo a imaginação do expectador e a curiosidade histórica”, disse.

Mesmo com a obra ressaltando as qualidade de Dom Pedro II, os autores garantem que o público também verá um lado mais falho do Imperador.

“Numa obra longa como uma novela, é muito mais fácil conseguir mostrar várias facetas de um mesmo personagem. Ao longo dos mais de 100 capítulos de Nos Tempos do Imperador, acho que conseguimos mostrar várias contradições de Dom Pedro II, inclusive optamos por tratar de algo que não é a melhor parte da história dele, a Guerra do Paraguai.

Para falarmos dessa guerra, tivemos que expor algumas contradições e algumas coisas não tão heroicas que ele foi obrigado a fazer. Apesar de estarmos fazendo uma ficção histórica, de não ser um documentário, tentamos nos manter fieis ao espírito do Dom Pedro II”, afirmou Alessandro Marson.

Parceira de Selton Mello

Assim como a trajetória de Dom Pedro II, também existem lacunas sobre a história de sua esposa, Teresa Cristina. Pouco comentada pela História, a Imperatriz terá contornos fortes em Nos Tempos do Imperador. Na trama, ela é interpretada por Letícia Sabatella.

“A Teresa Cristina foi a última Imperatriz, ela sofreu com o fim do Império, com esse confisco da imagem do Dom Pedro II e dela. Ela virou uma figura meio apagada, mas, poxa, como assim uma pessoa que estudava Arqueologia, que se responsabilizada pela escavação de sítios arqueológicos importante e tinha uma coleção dentro do museu, lia, tentava se aproximar do povo, gostava de artes… como ela pode ser tratada como alguém ignorante? A Teresa Cristina foi realmente apaixonada pelo Brasil”, analisou a atriz.

Além de Selton Mello e Letícia Sabatella, Nos Tempos do Imperador ainda conta com nomes como Alexandre Nero, Viviane Pasmanter, Guilherme Piva, Roberto Bonfim, entre outros. A estreia está marcada para o dia 09 de agosto.