Submarino turístico que leva passageiros para ver o Titanic desaparece; VALOR do passeio é SURPREENDENTE

Submarino da OceanGate
Submarino da OceanGate (Foto: Reprodução/OceanGate Expeditions)

Nesta segunda-feira (19), o portal G1 informou que um submarino turístico desapareceu no Oceano Atlântico. A embarcação levava turistas até o local onde estão os destroços do Titanic.

A OceanGate, que faz as expedições, afirmou em um comunicado que o submarino se trata de uma de suas embarcações. A Guarda Costeira de Boston, nos EUA, confirmou à BBC britânica sobre o desaparecimento do submarino.

Empresa já enviou equipes de busca e resgate

As buscas e resgate já começaram, mas ainda não existem informações sobre quantos passageiros tinham no submarino. De acordo com o site da empresa, as embarcações submersíveis têm capacidade para cinco pessoas.

“Estamos explorando e mobilizando todas as opções para trazer a tripulação de volta com segurança. Todo o nosso foco está nos tripulantes do submersível e suas famílias”, falou a OceanGate, em um comunicado.

De cada passageiro, a empresa cobra um valor de US$ 250 mil dólares (R$ 1,19 milhão de reais) por um lugar em sua expedição rumo ao local dos destroços DO famoso navio. A OceanGate começou seu quinto ‘passeio’ na semana passada, segundo o site da empresa.

A expedição dura oito dias, e para descer até o local, que fica a uma profundida de 3.800 metros no Oceano Atlântico, o submarino leva cerca de oito horas. O fim da viagem seria na próxima quinta-feira (22).

Os destroços do navio mais famoso do mundo ficam a cerca de 600 km da costa de Newfoundland, no Canadá, e o submarino turístico permite aos passageiros conhecerem as profundezas do oceano sem precisarem ser mergulhadores ou passarem por algum tipo de treinamento especializado.

Os submersíveis turísticos costumam ser menores do que os submarinos militares, e possuem visores grandes, permitindo vistas panorâmicas. Os visores são de acrílico ou vidro reforçado, para conseguir suportar a pressão da água em profundidade.

O Titanic foi um transatlântico construído no século 20 pela White Star Line, e ficou famoso por seu naufrágio. A embarcação saiu de Southampton, na Inglaterra, no dia 10 de abril de 1912, com destino a Nova York, nos EUA.

No dia 14 de abril, o Titanic bateu em um iceberg e afundou. Como não haviam botes salva-vidas suficientes, mais de 1.500 pessoas morreram.